Plácido Aderaldo Castelo

Plácido Aderaldo Castelo nasceu em Mombaça, no dia 11 de janeiro de 1906 e faleceu em Fortaleza, no dia 17 de junho de 1979. Era filho de João Fernandes Castelo, prefeito de Mombaça em 1935, e Antonina Aderaldo Castelo, sobrinha-neta do Barão de São Leonardo. Casou-se com Joana Freire Castelo (Netinha), com quem teve doze filhos.

Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará, em 1930, atuou como advogado, jornalista e político.

Como deputado estadual constituinte, em 1935, participou da elaboração da Constituição do seu estado. Elegeu-se ainda deputado estadual para os mandatos de 1951 (suplência), 1955, 1959 (suplência) e 1963. Exerceu os cargos de primeiro secretário e segundo vice-presidente do poder legislativo cearense.

Ocupou os cargos de secretário de Agricultura e Obras Públicas e secretário da Fazenda do Estado do Ceará. Fundou e exerceu a presidência do Instituto de Previdência do Estado do Ceará – IPEC. Foi prefeito da cidade de Fortaleza e governador do Estado do Ceará no período de 1966 a 1971.

Seu governo foi de inúmeras realizações, sendo de grande importância e desenvolvimento para o Ceará, dentre elas estão a criação do Tribunal de Contas dos Municípios, em Fortaleza, e a construção do Estádio Castelão.

Faleceu aos 73 anos de idade, vítima de enfisema pulmonar.

Jaqueline Aragão Cordeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*