Ponte dos Ingleses / Ponte metálica

A ponte dos ingleses ou ponte metálica, foi projetada pelos engenheiros da empresa Nestor Griffts, daí o nome ponte dos ingleses. No projeto, ela deveria se estender por 800 metros ao longo do mar e servir como porto de embarque e desembarque de pessoas e mercadorias entre a terra e os ancoradouros, que não poderiam se aproximar da orla. A construção começou em 18 de dezembro de 1902 e foi inaugurada em 26 de maio de 1906.

Por causa do desgaste natural, começou a ser reformada em 1920, mas as obras foram foram suspensas no governo de Artur Bernardes (1922/1926) por falta de recursos. A ponte nunca foi utilizada como porto, e ao longo do tempo, a população local e os turistas, passaram a frequentar o local para ver o pôr do sol e as noites de lua.

Em 1989 a Câmara Municipal de Fortaleza, através de aprovação do Governador Cid Gomes, decreta o tombamento da ponte. Em 1994 é reformada, e nos seus 130 metros de comprimento, é construída uma pequena galeria de arte e um observatório marinho da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Apesar de ser chamada de ponte “metálica”, ela é toda feita em madeira.

Fonte: Prefeitura de Fortaleza
Fotos: Arquivo pessoal
Jaqueline Aragão Cordeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*