Pré-Carnaval de Fortaleza

Depois que passa o réveillon, a animação nas ruas de Fortaleza fica por um mês e meio com os blocos de pré-carnaval. Em 2012, a folia começa, oficialmente, no dia 13 de janeiro e segue até 11 de fevereiro, de acordo com a programação da Secretaria de Cultura de Fortaleza. “Mio K.I.”, “Cheiro”, “Que Merda é Essa?”, “Unidos da Cachorra”, “Luxo da Aldeia” e “Concentra mas não sai” são alguns dos 60 blocos selecionados pelo Edital de Fomento ao Pré-Carnaval de Rua de Fortaleza 2012.

Cada um dos 60 blocos selecionados pelo edital recebe R$ 6 mil para apoio, segundo a Prefeitura. Além da irreverência e alegria, para concorrer ao edital, os blocos precisam se concentrar em locais públicos, participar do pré-carnaval em anos anteriores, ter um público superior a 200 pessoas em cada edição e desfilar ao ritmo de samba, frevo ou marchinhas carnavalescas.

Além dos blocos oficiais, outros, novos ou com menos seguidores, circulam pela cidade no mesmo período, totalizando mais de 90. As apresentações dos blocos de pré-carnaval se dividem semanalmente nas sextas, sábados e domingos, em diferentes bairros de Fortaleza. Os grupos mais antigos geralmente começam antes e encerram depois da programação oficial.

O bloco Cheiro é tradicionalmente o primeiro a sair nas ruas de Fortaleza. No primeiro dia do ano, muita gente deixou a ressaca da festa do réveillon para curtir o bloco que se concentra na Rua Padre Justino. O bloco que já tem 19 anos de história.

Fonte: Jornal Diário do Nordeste
Jaqueline Aragão Cordeiro

Author: Jaqueline Aragão Cordeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *