Antônio “Tom” José Rodrigues Cavalcante nasceu em Fortaleza no dia 8 de março de 1962. Iniciou sua carreira no Ceará como revisor de textos e locutor de rádio, depois, curiosamente, tendo apresentado o telejornal local da afiliada da Rede Globo, em meados da década de 1980, mantendo uma carreira paralela de humorista.
Em 1989 começa a participar do Chico Anysio Show, programa de Chico Anysio na Rede Globo. Com o final deste, passa a participar de outro programa de Chico: a Escolinha do Professor Raimundo, exibida de 1990 a 1995, vivendo o João Canabrava, personagem criado por ele mesmo. Em 1996, Daniel Filho o convida para participar do Sai de Baixo, vivendo o porteiro Ribamar. Depois de desentendimentos com outros atores do elenco e roteiristas do programa, Tom se retira do elenco do Sai de Baixo em maio de 1999 (o programa só sairia do ar em março de 2002). Em 2000, ganha seu programa solo, o Megatom, exibido nas tardes de domingo. O programa sai do ar no mesmo ano.
Tom Cavalcante passa a fazer parte do elenco do Zorra Total, sempre esperando retomar seu programa. Assediado pela Rede Record desde 1999, quando da sua saída do Sai de Baixo, em maio de 2004 Cavalcante aceita o convite da emissora e estréia o Show do Tom, programa diário exibido no horário da noite, uma mistura do que era o Megatom com programas de auditório como o de Gilberto Barros, mas desta vez com grande sucesso, através de quadros como a paródia do “reality show” O Aprendiz, denominada O Infeliz. Tom Cavalcante substituiu Xuxa por 1 dia durante sua licença maternidade no planeta Xuxa no qual apresentou seus vários personagens e imitações. Em 2007 ele apresentou o programa Louca Família.
Veja o site oficial: Tom Cavalcante
Jaqueline Aragão Cordeiro