Acarape

Acarape está localizado na Região Imediata de Redenção-Acarape, Região Intermediária de Fortaleza. Faz parte do Maciço de Baturité. Está distante 61,8km de capital, Fortaleza com acesso principal pela rodovia CE-060.

O topônimo Acarape vem do tupi acarás e significa: de acara pé (caminho dos acarás, canal do peixe ou caminho das garças). Sua denominação original era Calaboca, e desde 1926, Acarape.

Em 1868, Acarape foi elevado à categoria de vila, sendo desmembrado de Baturité, mas só foi instalado em 1841. Depois o distrito de Cala Boca torna-se o primeiro distrito de Acarape. Em 1933, Acarape é rebaixado à distrito de Redenção. Em 1963, Acarape se emancipa de Redenção, tornando-se município, e anexa o ex distrito de Redenção, agora distrito de Acarape: Barreira, chamada antes de Barreira Vermelha. Em 1965, Acarape é rebaixado novamente a distrito de Redenção. Em 1987, Acarape se emancipa de Redenção, tornando-se de novo município. Atualmente, Acarape só possui o distrito-sede.

As terras da região entre os sopés do Maciço de Baturité e a serra do Cantagalo; ao redor das margens do Rio Acarape/Rio Pacoti eram habitadas por diversas etnias como os Potyguara, Jenipapo, Kanyndé, Choró e Quesito, recebeu a partir do século XVII diversas expedições militares e religiosas.

Com a implementação da pecuária no Ceará no século XVIII, nas terras de Acarape também foram beneficiadas com a agricultura da cana-de-açúcar devido a fertilidade do solo e abundância de água.
Neste contexto surgiu a localidade de Calaboca da Vila de Redenção, que se definiu como centro urbano com a construção da Companhia Cearense da Via Férrea de Baturité S.A.

Com o desenvolvimento do comércio, da agricultura da cana de açúcar e a fartura de água, foram criados engenhos e alambiques no município, no qual vieram trabalhar escravos africanos.

Em 1879 foi construído uma estação de trem em Calaboca e com isto todos os comerciantes de Redenção, mudaram seus estabelecimentos para Calaboca.

Em 26 de outubro de 1879, Calaboca desmembrou-se de Redenção e passou a ser um município próprio. Em honra as origens Calaboca passou a chamar-se Acarape em 18 de setembro de 1926.

A igreja-matriz de São João Batista, padroeiro do município, foi construída em 1946.

Fonte: Wikipedia
Jaqueline Aragão Cordeiro

COISA DE CEARENSE

Veja também neste site

Author: Jaqueline Aragão Cordeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *