Açude Pentecoste

A barragem Pereira de Miranda, do Açude Pentecoste, está localizada no município de Pentecoste, a cerca de 85 km da cidade de Fortaleza.

Barra o rio Canindé, sistema do rio Curu. A sua bacia hidrográfica cobre uma área de 2.840 km2. A barragem tem como finalidades: o controle das cheias do rio Canindé; a regularização do rio Curu; a irrigação das terras de jusante, coadjuvada pelas águas armazenadas no Açude General Sampaio; a geração de energia elétrica; a piscicultura e o aproveitamento para culturas nas áreas de montante. Foi projetada e construída pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS, e sua construção ocorreu entre os anos de 1950 e 1957.

A barragem Pereira de Miranda se compõe de um maciço de terra compactado, homogêneo, provido de um filtro vertical de alvenaria de pedra arrumada, com uma transição de areia nos paramentos de montante e jusante. Esse sistema de filtro faz conexão com drenos de pedra, perpendiculares ao eixo do filtro, desembocando no enrocamento de pé.

O projeto previa um revestimento em placas argamassadas para proteção do talude de montante. Os engenheiros responsáveis pela construção, constatando que esse tipo de proteção era passível de periódicas avarias, conseqüência de recalques do maciço e de ação das ondas, substituíram o revestimento em placas por um sistema de “rip-rap”. Essa mudança verificou-se a partir da cota 51,00, nível mínimo de proteção.

Fonte: DNOCS
Jaqueline Aragão Cordeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*