Biblioteca Pública de Fortaleza

Criada em 25 de março de 1867 como Biblioteca Provincial do Ceará, está hoje integrada arquitetonicamente ao Centro Cultural Dragão do Mar, ocupando uma área de 2.272m2, distribuídos em cinco pavimentos. Com a missão de disseminar informação, cultura, educação e lazer para toda a comunidade cearense sem qualquer distinção de sexo, raça, religião ou nível econômico /social, oferece também atendimento especializado para deficientes físicos e analfabetos.

Um acervo de aproximadamente 115 mil volumes, totalmente informatizado através do software Arches-Lib de gerenciamento de bibliotecas, está à disposição dos usuários que a frequentam em uma média de 10.000 usuários/mês.

Coordena o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará – SEBP/CE, composto por todas as bibliotecas públicas municipais do estado, localizadas nos 184 municípios cearenses.

Em fevereiro de 2009, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará foi contemplada com a Biblioteca de Referência do programa Mais Cultura do MinC. O recurso para o projeto é de cerca de R$ 2.500.000,00. A primeira parte já foi repassada à SECULT e foi investido em equipamentos e materiais. A segunda parte do recurso será destinada à aquisição de 29 mil livros para a Biblioteca Governador Menezes Pimentel, serviço de tratamento do livro (consolidação do acervo), campanha de mídia e divulgação da biblioteca e material de custeio para todos os setores.

Durante a inserção deste trabalho, acontecerá a capacitação do quadro de pessoal da Biblioteca Pública, além de maior dinamização e revitalização dos seus setores específicos. Os Agentes de Leitura, projeto de grande visibilidade da SECULT, estão cadastrados à Biblioteca Pública sendo a eles permitido selecionar e coletar livros, além dos que já possuem em seu acervo individual, que acharem necessários para o trabalho na comunidade.

Mensalmente, a Coordenadora da COPLA e a assessora responsável pelo projeto Agentes de Leitura implementam uma manhã de conhecimentos na área da formação em leitura e escrita com os agentes de Fortaleza, para que, futuramente, estes passem a ser multiplicadores em outros municípios de atuação do Projeto.

VISITA GUIADA
A Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel oferece como atividade permanente as visitas guiadas aos setores da biblioteca,aos estudantes de escolas públicas e particulares,estudantes universitários da capital e do interior,grupo de idosos,e outros grupos,com agendamento prévio.

O agendamento deve ser feito através do telefone (85) 3101-2549, e a biblioteca funciona de segunda a sexta feira de 8:00 ás 21:00 hs.

Fonte: Secult – Ce.
Jaqueline Aragão Cordeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*