Casa de câmara e cadeia de Icó

f4551_casa-matriz-praca-camara-e-cadeia_joao-jose-rescala_-sd-ico-ce
Foto: altinoafonso.com

A sua construção foi iniciada no sec. XVIII e documentos relatam que o então governador João de Tefé, propôs a El-Rei que fossem cobrados impostos de meio tostão por cada cabeça de gado que fosse abatido, para com esses impostos serem construído a Cadeia e Casa de Câmara em três vilas, inclusive Icó.

ruas-21

O prédio possui dois pavimentos, um com andar superior destinado a câmara e outro térreo, onde funcionava a Cadeia Pública. As celas possuem um dos mais perfeitos esquemas de segurança do Estado.

139-casa-de-camara-e-cadeia-4

A espessura de suas paredes é de 1,50m. Os portões são verdadeiras fortalezas, possuem chave única de aproximadamente meio quilo. Em 20 de abril de 1882, foi baixado um decreto criando a Capela no interior da Penitenciária, que guarda em seu interior a imagem de São Domingos, protetor dos presidiários.

089-casa-de-camara-e-cadeia-4
Janela externa – A parede mede 1,5 mt de largura

Construída entre o final XVIII e início do século XIX, é uma das maiores e mais importantes do Estado, com original sistema de grades de ferro para isolamento das celas. Em 1780, a obra foi paralisada devido à utilização do barro para seus alicerces e retomada em 1800, pelo capitão Roberto Correia da Silva, utilizando pedra e cal.

095-casa-de-camara-e-cadeia-10
Imagem interna do pátio, no detalhe a capela

Em 1862, as instalações foram transformadas em enfermaria para as vítimas da epidemia de cólera, bem como a Capela de Nossa Senhora da Expedição. No pátio, estão a capela e dois alojamentos para soldados.

138-casa-de-camara-e-cadeia-3
Essa pedra foi retirada da parede quando estavam reformando e fazendo a passagem interna entre as celas

Fonte: altinoafonso.com

Jaqueline Aragão Cordeiro

2 Replies to “Casa de câmara e cadeia de Icó”

  1. Pingback: Icó, uma viagem no tempo | Coisa de Cearense

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*