Coisas do Sertão – Parte 1

Para quem é do interior, sente muita saudade por não ver mais coisas que fizeram parte da nossa infância, como o fogão a lenha, panela de barro, pote, quartinha, etc. Vamos aqui, relembrar alguns objetos e utensílios  do sertão, que nos remontam ao tempo dos nossos avós.

O Fogão a lenha é construído em alvenaria e funciona com queimadores de ferro unidos numa única chapa, assentada numa cavidade própria onde é colocada a lenha, ao lado dos queimadores há um cubo formado por placas de ferro onde fica o forno.
A Cangalha é uma armação de madeira em que se sustenta e equilibra a carga dos burros ou jumentos, geralmente vão com um caçuá de cada lado. A cangalha serve para carregar água, madeira, capim, pessoas, enfim, tem uma vasta utilidade.
A Quartinha é um pote de barro onde se coloca pequenas quantidade de água para beber, essa água estava sempre fresquinha e numa temperatura fria, mesmo não sendo colocada em refrigerador. O nome refere-se à quarta parte de uma jarra comum, de um cântaro. Daí o nome: quartinha.

Imagens: Arquivo pessoal e internet
Jaqueline Aragão Cordeiro

One Reply to “Coisas do Sertão – Parte 1”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*