Denise Dumont

Denise Bittencourt Teixeira, mais conhecida como Denise Dumont, nasceu em Fortaleza, no dia 20 de março de 1955. É filha de Humberto Teixeira, principal parceiro de Luiz Gonzaga, e da atriz e pianista Margot Bittencourt.

Depois de uma união conflitada, Margot separou-se de Humberto Teixeira e deixou a filha morando no Rio de Janeiro com o pai e foi morar nos EUA com o locutor Luiz Jatobá. Margot quem conta que Teixeira era um homem encantador, mas um machão nordestino à moda antiga, dominador e intolerante. A própria Denise sentiu na pele o autoritarismo da figura paterna quando resolveu ser atriz, profissão que não era para moças de boa família, na visão do pai.

Começou sua carreira na novela “O Semideus”, em 1973, uma produção de Rede Globo. Foi considerada, no final da década de 1970, uma das mais belas e talentosas atrizes de sua geração.

Em agosto de 1980 e janeiro de 1981 posou para ensaios da Playboy, e, em outubro de 1981, para a revista Status. Voltou para a televisão, na TV Cultura, onde fez o papel de Katia Forton na série Elas por Elas.

Foi namorada de Cazuza, e no livro “Só as Mães São Felizes”

Denise participou de diversas novelas e filmes no Brasil, mas, depois de se casar com o produtor Matthew Chapman, escritor e roteirista inglês, bisneto do cientista Charles Darwin, passou a morar em Nova Iorque.

Apareceu no O Beijo da Mulher Aranha de Hector Babenco (1985). Em 1987, ela foi escolhida por Woody Allen para jogar uma paródia da bomba brasileira, a cantora Carmen Miranda, em A Era do Rádio (1987), cantando “Tico-tico no Fubá”, o grande sucesso de Miranda.

No início dos anos 2000, esbarrou com a viúva do maestro Antônio Carlos Jobim, Ana Jobim. Do encontrou casual, nasceu uma grande amizade e admiração mútua. Denise ficou impressionada e inspirada com a maneira como Ana lida com a obra de Tom Jobim, e a partir daí, resolveu fazer as pazes com o passado e resgatar a figura do pai, o compositor Humberto Teixeira, então, passou a dedicar-se da produção do documentário “O homem que engarrafava nuvens”, projeto dirigido pelo pernambucano Lírio Ferreira.

Denise tem dois filhos: Diogo (com o ator Cláudio Marzo) e Anna Bella (com Matthew Chapman).

Fonte: Wikipedia / www.terra.com.br/istoegente / www.imdb.com / O Estadão / correiobraziliense.com.br / Super Interessante
Jaqueline Aragão Cordeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*