FARMÁCIA OSWALDO CRUZ

A farmácia Oswaldo Cruz foi fundada no dia 29 de junho de 1932 pelo Farmacêutico Hortêncio Mota, sendo depois, vendida para o também farmacêutico e funcionário da farmácia, Edgar Rodrigues de Paula, em 1934. Desde então, pertence a família de Edgar há três gerações. A farmácia foi a primeira em manipulação do Estado do Ceará e mantém seus padrões de qualidade até hoje.
O prédio, localizado na rua Major Facundo, e construído em 1890, correu risco de desaparecer, é que após a morte do proprietário do prédio, Sr. Plácido Paiva, as irmãs do mesmo se tornaram as locatárias do imóvel e chegaram a pedir três vezes mais pelo aluguel, que o valor cobrado na época. A partir da impossibilidade de atender a tal solicitação e a mercê de ver a farmácia desaparecer, a família, com o apoio do historiador Miguel Nirez Azevedo, entrou com o pedido de tombamento.
Após um grande período de expectativa e divergência de opinião, pois os representantes do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e da Associação Nacional de História (ANPUH) núcleo Ceará, aprovaram o tombamento somente do prédio, o que não impedia que outro estabelecimento funcionasse no local. Dessa forma, membros do Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Histórico e Cultural (COMPHIC), fizeram uma votação entre os conselheiros e resolveram tombar não só o prédio, mas também todos os bens integrados: equipamentos, utensílios, galeria, livros, prateleiras, piso e todo material que faz parte da história da farmácia.
O tombamento foi efetivado no dia 10 de janeiro de 2012 impossibilitando que a ambição destrua mais um pouco da memória do Ceará. Atualmente é administrada pela herdeira Fátima Ciarlini e abriu uma filial na cidade de Caucaia, onde atende a todos os padrões técnicos da legislação vigente.
Endereço: Rua Major Facundo, 576 – Centro (Praça do Ferreira)
Fone: (85) 3201-4760
Colaboração: Sr. José Aderson Tavares (Funcionário da farmácia há 44 anos)
Fonte: Jornal Diário do Nordeste
Imagens: Arquivo pessoal

3 Replies to “FARMÁCIA OSWALDO CRUZ”

  1. Lembro de quando eu era criança minha mãe me levou a essa farmácia pois eu tinha uma “impingem”… O farmacêutico quando olhou disse logo o que era e trouxe o remédio… Aquele remédio queimaaaaaaaaaava demais!!! rsrsrsrs Nunca esqueci dessa farmácia… E até hoje quando passo em frente lembro disso…
    E as manipulações que preciso fazer, só faço lá, pois é a única farmácia de manipulação em Fortaleza que eu e minha família confiamos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*