Guaraciaba do Norte

Guaraciaba do Norte está localizada a 320 km de Fortaleza, na Serra da Ibiapaba. Possui uma altitude de 902,4 metros. O município tem uma área de 534,72 km² e um total de 38.529 habitantes.

Guaraciaba do Norte foi elevado à categoria de vila com a denominação de Vila Nova Del Rei em 12 de maio de 1791, mas somente foi elevado à categoria de cidade em 20 de dezembro de 1938. Recebeu a sua atual denominação Guaraciaba do Norte somente em 1951.

“Guaraciaba” é um termo de origem tupi que significa “lugar do sol”, através da junção dos termos kûarasy (sol) e aba (lugar). Em sentido diverso, o escritor José de Alencar diz que “guaraciaba” era o nome que os índios davam ao beija-flor, significando, literalmente, “cabelos do sol”, através da junção de kûarasy (sol) e aba (cabelo, pelo, pena).

O município é um grande produtor de produtos alimentícios, principalmente horticultura de tomate, repolho e assemelhados. Também é produtor de cana-de-açúcar, tendo vários engenhos para beneficiamento da cana e para a produção de derivados da mesma. Destaca-se também na produção de alimentos orgânicos. Possui um comércio movimentado, com feiras livres todos os dias. Possui uma grande valorização imobiliária, sendo um dos metros quadrados mais caros do Ceará.

Guaraciaba do Norte é a cidade mais alta do estado do Ceará, elevando-se em sua sede a uma altitude de 902,40 metros acima do nível do mar, podendo chegar a mais de 950 metros em sua área rural, por estar acima dos contrafortes da Serra da Ibiapaba.

Fonte: Wikipedia
Jaqueline Aragão Cordeiro

Author: Jaqueline Aragão Cordeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *