Isaac Correia do Amaral

Isaac Correia do Amaral nasceu em Fortaleza, no dia 18 de setembro de 1859, e faleceu em abril de 1942, no sítio Bonfim, localizado na serra de Guaramiranga. Era Filho de João Antônio do Amaral e Maria Correia de Melo.

Em 1871 viajou para a Alemanha, onde cursou o Liceu Prussiano, na cidade de Altona. Ao retornar, demorou algum tempo em Lisboa, a fim de retomar o idioma português. No Ceará, foi um dos mais convictos abolicionistas e um dos fundadores da Sociedade Cearense Libertadora, seguindo a atuação de sua família.

Sociedade Cearense Libertadora

Esteve no Amazonas, onde participou ativamente da campanha abolicionista. Projetista, chegou a planejar e levantar os alicerces de um teatro a ser construído no centro da atual praça José de Alencar. Seus projetos mais conhecidos, ainda existentes na cidade de Fortaleza, são a Igreja do Pequeno Grande e o Parque da Independência, atual Cidade da Criança.

Bandeira de Fortaleza com o brasão antigo desenhado por Isaac Amaral

Issac Amaral também foi o idealizador da bandeira de Fortaleza e foi responsável por outros projetos fortalezenses do período, tais como a Igreja dos Remédios, no Benfica, hoje com interiores alterados, e o de um teatro inconcluso e posteriormente demolido no meio da Praça Masques de Herval (Praça José de Alencar).

Era estatístico da Federação do Comércio do Ceará e tradutor juramentado.

Fonte: Portal da História do Ceará
Jaqueline Aragão Cordeiro

2 Replies to “Isaac Correia do Amaral”

  1. É sempre um ótimo momento receber e comprovar tudo de bom e do melhor que nosso torrão natal é possuidor e Coisa de Cearense pesquisa e compartilha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*