Isaac Correia do Amaral nasceu em Fortaleza, no dia 18 de setembro de 1859, e faleceu em abril de 1942, no sítio Bonfim, localizado na serra de Guaramiranga. Era Filho de João Antônio do Amaral e Maria Correia de Melo.
Em 1871 viajou para a Alemanha, onde cursou o Liceu Prussiano, na cidade de Altona. Ao retornar, demorou algum tempo em Lisboa, a fim de retomar o idioma português. No Ceará, foi um dos mais convictos abolicionistas e um dos fundadores da Sociedade Cearense Libertadora, seguindo a atuação de sua família.
Esteve no Amazonas, onde participou ativamente da campanha abolicionista. Projetista, chegou a planejar e levantar os alicerces de um teatro a ser construído no centro da atual praça José de Alencar. Seus projetos mais conhecidos, ainda existentes na cidade de Fortaleza, são a Igreja do Pequeno Grande e o Parque da Independência, atual Cidade da Criança.
Issac Amaral também foi o idealizador da bandeira de Fortaleza e foi responsável por outros projetos fortalezenses do período, tais como a Igreja dos Remédios, no Benfica, hoje com interiores alterados, e o de um teatro inconcluso e posteriormente demolido no meio da Praça Masques de Herval (Praça José de Alencar).
Era estatístico da Federação do Comércio do Ceará e tradutor juramentado.
Fonte: Portal da História do Ceará
Jaqueline Aragão Cordeiro
É sempre um ótimo momento receber e comprovar tudo de bom e do melhor que nosso torrão natal é possuidor e Coisa de Cearense pesquisa e compartilha.
Muito obrigada Paulo, é um prazer enorme poder compartilhar tudo que o Ceará tem de bom.
Abraço,
Que interessante! Moro na rua que leva seu nome. Bem que nossas placas de rua no Ceara, poderiam ter uma breve biografia dos nomes ilustres, assim como as placas de rua no Rio de Janeiro : )