Largo do Theberge

largo
Imagem de satélite

O sítio histórico de Icó apresenta uma característica urbanística singular: o Largo do Theberge, uma ampla e extensa esplanada que se inicia na praça da cadeia e do teatro e se estende até a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, hoje interrompida pela nova Igreja do Senhor do Bonfim. Esse espaço privilegiado antigamente era o sítio onde as boiadas descansavam e eram comercializadas, na vizinhança do rio Salgado, num tempo em que Icó era uma das maiores feiras de gado do nordeste colonial.

img_20161213_100146386

Na sua periferia situam-se o Teatro da Ribeira, o sobrado do Barão do Crato, as Igrejas Matriz de Nossa Senhora da Expectação e de Nosso Senhor do Bonfim, a Casa de Câmara e Cadeia e os sobrados da Paróquia e do Canela Preta, além de várias pequenas casas térreas cujas fachadas exibem os arranjos formais e coloridos típicos da arquitetura popular.

largo2
Largo do Theberge antes de receber a praça atual – Foto: altinoafonso.com

Para alguns estudiosos, esse lugar da cidade é uma enorme praça, com 1km de extensão, evidenciando ainda a influência urbanística pombalina (Período Pombalino, de 1750 a 1777, refere-se ao período em que Sebastião José de Carvalho e Melo, o Marquês de Pombal, exerceu o cargo de primeiro-ministro português, sob nomeação de Dom José I) imposta pelas normas da coroa portuguesa.

ruas-13

Mediante a utilização de recursos do Programa Monumenta(1) e do Governo do Estado do Ceará, e com o apoio técnico da 4ªSR/IPHAN foi o logradouro recuperado e valorizado com a implantação de pavimentação, jardins e projeto luminotécnico, transformando-se no principal local público de Icó, onde se realizam festas populares, forrós, celebrações religiosas e, no final de cada ano, a concorridíssima Festa do Senhor do Bonfim, a terceira maior romaria do Ceará.

(1) O Monumenta é um programa de recuperação sustentável do patrimônio cultural edificado urbano brasileiro sob tutela federal, executado pelo Ministério da Cultura – MinC, e financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID

Fonte: afonsoaltino.com

Jaqueline Aragão Cordeiro

One Reply to “Largo do Theberge”

  1. Pingback: Icó, uma viagem no tempo | Coisa de Cearense

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*