Monsenhor Antero José de Lima

Uma das glórias do sacerdócio católico, nasceu na fazenda “Estreito”, em Arneiróz, em dezembro de 1845. Era filho de Gabriel José Pequeno Ibiapina e de Antonia Cândida de Lima.

Iniciou os estudos aos 6 anos de idade, na escola primária Vicente Ferreira de Arruda, em Sobral. Em seguida, matriculou-se na escola de Reinaldo Montalvan, passando daí è escola pública em Arneiróz. Em Icó, deu início aos estudos secundários com o professor Montezuma, passando, em seguida, a Tauá. Estudou no Colégio do Padre Rolim, em Cajazeiras, na Paraíba, e em 1863, foi para o Liceu do Ceará em Fortaleza.

Ingressou no Seminário de Fortaleza em 1864, no curso Teológico e ordenou-se em 06 de dezembro de 1868. No mesmo ano, foi investido como coadjutor de Arneiróz. Nomeado vigário da nova freguesia do Cococí, da qual não chegou a tomar posse, passando então, a coadjutor de Fortaleza. Em 1870 foi nomeado vigário da freguesia de Imperatriz (Itapipoca), onde tomou posse no dia 23 de outubro, e ali permaneceu por 31 anos.

Quando chegou a freguesia de Imperatriz, concluiu os trabalhos complementares da capela de São Sebastião, construiu o cemitério com sua respectiva capela, e a nova matriz. De 1877 a 1879, realizou várias outras obras, dentre elas, a Casa de Câmara, duas casas para escolas e um açude nas proximidades da vila.

Foi eleito senador para o 1º Congresso Constituinte, em 1891, sendo o senador mais votado, coube-lhe a presidência do Parlamento Estadual. Recebeu o título de Monsenhor em 17 de outubro de 1896. Seguiu para o Amazonas, onde foi nomeado vigário da capela de Nossa Senhora dos Remédios de Manaus.

Faleceu em Manaus, no dia 11 de outubro de 1924.

Fonte: Os clérigos católicos na Assembleia Provincial do Ceará

Author: Jaqueline Aragão Cordeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *