Monumento ao centenário do Cristo Redentor

O monumento em homenagem ao 1º centenário do Cristo Redentor, está localizado na praça Senador Machado (em frente ao Seminário da Prainha e ao Centro Dragão do Mar) e foi construído por iniciativa do Círculo dos Operários e Trabalhadores Católicos de São José. O pedestal da estátua tem 4,50 mts, a estátua tem 2,70 mts e a cruz 3,50 mts. A altura total é de 35 metros.

Existe uma escada em espiral com 115 degraus que dá acesso a uma plataforma de quatro metros, é o posto mais alto da cidade, ficando 44 metros acima do nível do mar. Entre as volutas (ornato de um capitel) do capitel (cobertura de uma coluna) existem quatro escudos de um metro de diâmetro com armas do Brasil, do papa, do Ceará e do arcebispado de Fortaleza.

Todo serviço foi feito por operários cearenses sob a rigorosa fiscalização do revmo. Padre Guilherme Waessen. Trabalharam nessa estátua, os artistas Antonio Machado, José Maria Sampaio e Rangel Sobrinho. A construção do monumento, que serviu de modelo a “Coluna de Julho”, em Paris, foi confiada aos artistas Antonio Machado e Raimundo Severino.

A pedra fundamental foi lançada no dia 23 de julho de 1922, com a bênção do exmo. sr. dom Manoel, arcebispo da arquidiocese do Ceará, e foi inaugurada no dia 24 de dezembro  e 1922.

Em uma das faces do monumento, pode ler: “1922 – Ao Cristo Redentor, por iniciativa do Círculo de Operários e Trabalhadores Católicos de São José e com a generosidade do povo do Ceará foi erigida essa coluna”.

Fonte: Os monumentos do estado do Ceará, Eusébio de Sousa, 2006
Fotos: Arquivo pessoal
Jaqueline Aragão Cordeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*