Museu do Caju do Ceará

O Museu do Caju do Ceará – MCC visa promover a cultura do caju como um dos principais produtos de inclusão sócio, educacional, cultural e econômica do Estado do Ceará. Foi idealizado em 1995 pelo educador, turismólogo e pesquisador Gerson Linhares e instalado no ano de 2007 em uma bela chácara na Região Metropolitana de Fortaleza. Projeto de cunho sócio, ambiental, cultural e turístico, abrange as comunidades de 02 bairros populosos – Conjunto Ceará – Fortaleza e a Grande Jurema – Caucaia. (Cultura do caju, educação patrimonial, artesanato, culinária, artes, manifestação popular, etc). O projeto é pioneiro no Brasil na área da cajucultura no segmento de criação de museu atrelado ao tema. A chácara é um local simples, verdejante, tranquilo e bastante acolhedor.

Museu do caju (21)

Colagens

Colagens1Colagens2Museu do caju

Infelizmente o museu não conta com incentivos públicos que ajudaria a divulgar de forma mais expressiva, a cultura do caju, que já foi a número um do Ceará. É desejo de Gerson Linhares, o criador do museu, transformar o lugar em pousada com restaurante e parada obrigatória para os turistas que nos visitam, esse sonho é adiado diariamente pois a entidade sobrevive apenas de doações privadas.

O local é de uma beleza inigualável e rico em tudo que diz respeito a essa fruta tão típica. Convocamos nossos leitores a conhecerem o lugar e colaborar com a expansão do museu.

Museu do Caju do Ceará – Rua San Diego, 332 – Guadalajara – Caucaia – CE

Fone: (85) 3237-2687 – Gerson Linhares

Visite a página Museu do Caju

Fotos: Arquivo pessoal

One Reply to “Museu do Caju do Ceará”

  1. Caros amigos…

    Somos gratos pela divulgação e apoio,. Realmente a nossa luta em prol da valorização do Caju Cajueiro do Ceará Nordeste é desde 2007…..A cada dia encontramos bons amigos na nossa caminhada….Desejamos parabéns a todos…. Valorizemos o nosso Caju.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*