No Ceará tem disso sim – Parte 1

cropped-cropped-1-IMG_20150922_061723_9292.jpg
Nesse quadro que o amigo Nonato Araujo pintou para mim, ele inseriu vários e locais e situações do cotidiano do cearense

Tem a Arena Castelão foi o primeiro estádio a ficar pronto para a Copa do mundo de 2014. Tem capacidade para 67.000 pessoas e é o quarto maior estádio do Brasil.

Tem o Beach Park é o maior parque aquático da América Latina, está localizado na praia de Porto das Dunas, no município de Aquiráz.

Temos o fenômeno chamado “seca verde”, onde chove o suficiente para reviver a caatinga mas não o suficiente para que as plantações vinguem.

Tem o Açude Castanhão, que é o maior açude da América Latina e comporta mais de 6 bilhões de litros de água.

Tem a “velha” Jaguaribara, que foi submersa pelas águas do açude Castanhão e em seu lugar, foi construía a Nova Jaguaribara, uma cidade totalmente planejada no interior cearense.

O Ceará foi o primeiro estado brasileiro a abolir a escravidão e Redenção foi a primeira cidade cearense a abolir todos os seus escravos, com isso, ganhamos, do jornalista José do Patrocínio, o título de “Terra da Luz”.

Tem a Chapada do Araripe está localizada na divisa dos estados do Ceará, Piauí e Pernambuco, abriga uma floresta nacional, uma área de proteção ambiental e um geoparque. Essa região contém a principal jazida de fósseis cretáceos do Brasil. Isso inclui a maior concentração de vestígios de pterossauros do mundo.

Os maiores centros religiosos do Ceará ficam em Juazeiro do Norte, que homenageia Padre Cícero, e em Canindé, que homenageia São Francisco das Chagas.

O Ceará é o maior celeiro de humoristas do Brasil, daqui saíram Tom Cavalcante, Chico Anysio, Zé Modesto, Rossicleia, Falcão, Tiririca e Renato Aragão.

Além dos humoristas, o Ceará também tem muitos intelectuais e políticos que se destacam no cenário nacional e internacional:
Raquel de Queiroz (escritora)
José de Alencar (escritor)
José Wilker (ator)
Amelinha (cantora)
Luiza Tomé (atriz)
Raimundo Fagner (cantor e compositor)
Tasso Jereissati (político, atualmente senador)
Florinda Bolkan (atriz)
Belchior (cantor e compositor)
Gero Camilo (ator)
Karim Aïnouz (cineasta)
Alberto Nepomuceno (músico)
Adolfo Caminha (escritor)
Emiliano Queiroz (ator)
Franklin Távora (escritor)
Denise Dumont (atriz)
Ana Miranda (escritora)
Nildo Parente (ator)
Patativa do Assaré (poeta)
Luiz Carlos Barreto (cineasta)
Aldemir Martins (pintor)
Rosemberg Cariry (cineasta)
Ednardo (cantor)
Humberto Teixeira (cantor e compositor, parceiro de Gonzagão)

Jaqueline Aragão Cordeiro

Author: Jaqueline Aragão Cordeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *