Durante a ditadura, Getúlio Vargas criou a Legislação Trabalhista, garantindo alguns direitos básicos dos trabalhadores. Os jangadeiros além de trabalharem em condições miseráveis, não usufruíam dos benefícios pois sua profissão não era reconhecida. Assim, Manuel Olimpio Meira, pescador fortalezense mais conhecido como “Jacaré”, juntou-se a outros 3 jangadeiros: Jerônimo André de Sousa, o “mestre Jerônimo”, Raimundo Correia Lima, o “Tatá” e Manoel Pereira da Silva, o “Manoel Preto”, e liderou uma viagem de jangada até o Rio de Janeiro (então capital do Brasil) no intuito de levar a Getúlio Vargas as reivindicações dos pescadores.
Saíram da Praia de Iracema em 14 de setembro de 1941 e depois de 61 dias concluíram o percurso de 2500 km até o Rio de Janeiro.
O Feito dos jangadeiros fortalezenses teve repercussão nacional e foram recebidos com louvor na capital brasileira, onde se encontraram pessoalmente com o presidente Vargas.
Pouco tempo depois, em 1942, o cineasta norte-americano Orson Welles veio ao Brasil fazer um filme com a história dos pescadores. Infelizmente, durante as filmagens, Jacaré faleceu. Caiu da jangada e seu corpo desapareceu no mar.
O filme nunca foi concluído. Em 1982 a película foi encontrada e em 2001, foi lançado um documentário sobre a história dos pescadores e do filme de Orson Welles – “O Cidadão Jacaré”.
Jaqueline Aragão Cordeiro
Jaqueline, um prazer estar no seu blog.
Sou natural de Porto Alegre -RS, e na minha infância pude perceber o impacto da chegada na minha cidade, em 1951, de uma jangada com remanescentes desta mesma equipagem de Mestre Jerônimo.
Este assunto foi o tema de abertura de meu blog, há dois anos.
Agora, no aniversário do mesmo, estarei publicando uma matéria, relembrando aquele post, e tomei a liberdade de citar e colocar um link para esta tua interessante matéria.
A publicação será de hoje para amanhã.
Também adoro o estudo da história!
Abraços!
Ola. Obrigado por compartilhar! Bom artigo.
Ola. Obrigado.Grande artigo.
Ola! Eu amo seu post obrigado.
Ola. Obrigado…Grande artigo.
Obrigado por compartilhar! Grande artigo.
Eu amo o seu site !.