Na Praça do Ferreira, antes de 1920, existiam quatro quiosques, um em cada canto, abrigando cafés e restaurantes. O Café Elegante ficava na esquina sudeste (Rua Pedro Borges com Rua Floriano Peixoto), o Restaurante Iracema na esquina sudoeste (Rua Pedro Borges com Rua Major Facundo), o Café do Comércio, na esquina noroeste (Rua Major Facundo com Rua Guilherme Rocha) e o Café Java, na esquina nordeste (Rua Guilherme Rocha com Rua Floriano Peixoto).
O Café Comércio e Café Elegante datam de 1891 e o Café Java de 1887. No café Java, de propriedade de Manuel Pereira dos Santos, o Manuel Coco, foi que nasceu, em 1892, o movimento literário mais Importante de nossa terra, a Padaria Espiritual.
Em 1920, na gestão do prefeito Godofredo Maciel, a praça foi reformada e os quiosques retirados. Vale a pena lembrar que a praça antiga só atingia até a Rua Guilherme Rocha, havendo naquela parte onde ficam as bancas de jornal atualmente, um quarteirão depois demolido sendo levantado no local o Abrigo Central.
Fonte: Portal da história do Ceará
Jaqueline Aragão Cordeiro
Usei seu artigo como referência em um trabalho de graduação. Parabéns! Amei! Tem todas as referências que eu precisei para citá-la no trabalho. Tudo completinho! Muito obrigada mesmo…
Beijos no coração!
Que bom Ana Cristina, muito obrigada por seu feedback, fiquei imensamente feliz.
Abraço