Praia de Mundaú

Mundaú está distante 150 Km de Fortaleza, e a 20 Km de Trairi, por estrada asfaltada em boas condições, no Litoral Oeste do Ceará, Brasil. É considerado um dos poucos paraísos perdidos no Ceará. Tem população de aproximadamente 8000 habitantes e vive fundamentalmente da pesca e do comércio das mulheres rendeiras. O turismo começa a se desenvolver, o que cria novas opções de vida. A região tem muitos atrativos naturais, como recifes que abrigam sua calma península, manguezais, lagoas temporárias, grandes dunas, além do Rio Mundaú.

A Praia de Mundaú é uma península abrigada por rochedos. Com água doce de um riacho que abastece a vila, é ótima para o mergulho livre e o banho. De 1994 a 2001, foram instalados mais de 30 recifes artificiais em diferentes Municípios costeiros do Estado do Ceará. Deste total, os recifes artificiais da Praia da Baleia (Itapipoca) e da Barra da Sucatinga (Beberibe) foram monitorados sistematicamente quanto à produtividade e à diversidade das espécies, através do controle do desembarque pesqueiro. Os demais vêm sendo administrados diretamente pelas Colônias de Pesca ou Associações de Pescadores.

As dunas são próprias para a prática de Sandboard, o surf na areia. Nos fins de tarde, vale a pena visitar as rendeiras da vila e observar suas técnicas ancestrais de artesanato. Depois, a melhor imagem do pôr-do-sol é vista nas dunas.

O caminho até Mundaú pode ser feito em um percurso off-road, partindo de Fortaleza em direção ao Litoral Oeste do Ceará. O trajeto atravessa rios e dunas até chegar à Lagoa dos Burros e à Lagoa das Almécegas, com trilhas por dunas e mata nativa que levam à pequena vila.

Jaqueline Aragão Cordeiro

One Reply to “Praia de Mundaú”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*