Cariré

Cariré é uma cidade cearense e está localizada a 500 km de Fortaleza. O topônimo Cariré, segundo Pompeu Sobrinho, vem do Tupi Guarani e pode ter dois significados:
– CARI (peixe) e RÉ (diferente) que significa: pseudo cari ou cari diferente;
– CA ou CAI (queimada) e RIRÉ (depois), que significa: depois da mata ou terra depois da zona da mata.

Sua denominação original não sofreu nenhuma variação desde a sua criação.
As terras as margens do rio Acaraú eram habitadas por diversas etnias indígenas, como os Tupinambás e os Areriús.

Com a expansão da Estrada de Ferro de Sobral-Camocim na direção de Ipu a partir de 1893, no então distrito de Sobral foi construído uma estação de trem, e consolida o núcleo urbano hoje chamado Cariré.
Cariré surgiu como um arraial no último quartel do século XIX no Sertão Centro Norte.

Beneficiado com a Estrada de Ferro de Sobral, figurou na divisão territorial e administrativa do Brasil, como distrito do município de Sobral. A inauguração da estação de Cariré pela rede de Viação Cearense a 1º de novembro de 1893, naquele referido arraial, impulsionou o seu desenvolvimento, influenciando a formação do futuro município.

A economia de Cariré é baseada no setor primário, tendo como principais produtos agropecuários o milho, o feijão, gado, suínos e aves. Existem também algumas pequenas indústrias tradicionais nas áreas da e alimentos, vestuário e cerâmica. Em seu território foi registrada a ocorrência de Coridon (mineral a base de óxido de alumínio) e Ouro.

Fonte: Wikipedia
Jaqueline Aragão Cordeiro

COISA DE CEARENSE

Veja também neste site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*