Dom & Ravel

Dom & Ravel (Eustáquio e Eduardo) foi uma dupla brasileira, que surgiu na década de 1960. Em 1970, por ocasião da Copa do Mundo realizada no México, conquistou o país com “Eu Te Amo, Meu Brasil”, que estourou nas paradas de sucesso. O sucesso foi absoluto nos anos seguintes. Dom & Ravel se apresentaram por todo o país e nos principais programas de rádio e de televisão, ganhando vários prêmios. A música ufanista era utilizada pelo regime militar em eventos cívicos.

Eustáquio Gomes de Farias nasceu em Itaiçaba (170 km de Fortaleza), em 21 de agosto de 1944 e Eduardo Gomes de Farias, na mesma cidade, em 13 de outubro de 1947. Mudaram-se para São Paulo ainda crianças, nos anos 1950. Eduardo obteve o apelido de Ravel, dado por um professor de música, por causa de sua aptidão para a arte. Por volta dos anos 1960, a dupla, então já conhecida como Dom & Ravel, lançou seu primeiro LP em 1969, “Terra boa”, que trazia entre outras a canção “Você também é responsável”, transformada, em 1971, pelo ex-ministro da Educação, Jarbas Passarinho, no hino do Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral).

Nos anos 1970, a dupla atingiu grande sucesso com a canção “Eu te amo meu Brasil”, gravada pelo conjunto Os Incríveis. Outros sucessos da dupla foram: “Animais irracionais”, “Só o amor constrói” e “Obrigado ao homem do campo”. Suas canções sempre buscavam sensibilizar as pessoas a amar a nossa terra e a nossa gente, a se interessar pelo desenvolvimento social, sua voz, era o grito dos menos favorecidos.

Dom, com nome de batismo Eustáquio Gomes de Farias, faleceu em 10 de dezembro de 2000, aos 56 anos de idade, em decorrência de um câncer de estômago. Ravel, com nome de batismo Eduardo Gomes de Faria, faleceu em 16 de junho de 2011, na cidade de São Paulo, aos 64 anos de idade, em decorrência de um infarto. Seu corpo foi enterrado no Cemitério do Araçá, região da Consolação.

Fonte: Wikipedia / Jornal O Estado de São Paulo / Folha de São Paulo
Jaqueline Aragão Cordeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*