Markinhos Moura

Marcus Antônio Sampaio Moura nasceu em Fortaleza, no dia 13 de junho de 1967, e é mais conhecido como Markinhos Moura.

Iniciou sua carreira artística em Fortaleza, aos 12 anos de idade, onde fazia peças para a escola e dublava Ney Matogrosso e Elis Regina. Participou de programas de calouros em Fortaleza, onde foi vencedor e a partir daí, foi convidado a participar como atração fixa no programa de televisão Augusto Borges, líder de audiência regional. Lá, interpretaria canções que eram sucesso na voz de Elis Regina, Milton Nascimento, Caetano Veloso e Ney Matogrosso.

Ainda criança, mudou-se para o Rio de Janeiro, em 1980. Como ator, protagonizando musicais como “Os Saltimbancos” e o “Reino da Liminúria”. Consagrou-se com o sucesso “Meu Mel” em 1986 e logo em seguida outro sucesso, “Anjo Azul”. Se apresentou em vários programas de televisão, dentre eles “Cassino do Chacrinha” e “Globo de Ouro”, além de diversas apresentações pelo Brasil.

Com o fim de seu contrato com a PolyGram, Markinhos Moura teve síndrome do pânico e passou um ano em tratamento. Nesse período ficou sem trabalho e começou a enfrentar dificuldades financeiras, mas como sua estrela não parava de brilhar, foi procurado por um empresário que o levou para Hong Kong, para uma temporada de três meses. Quando voltou, foi para o Japão com esse mesmo empresário, e trabalhou mais um ano. Depois foi para Miami. Lá conheceu o músico gaúcho Ari Piassarollo, que o convidou para uma apresentação, como convidado, em um show do Scala. Em 1993, foi chamado para fazer uma apresentação de três meses em um transatlântico, o Rembrandt, nesse período, viria de Miami para o Brasil com ele, fazendo a Costa Brasileira e indo para a Argentina, esse período durou  dois anos e meio.

Depois, vai morar em Curitiba, até que em 2001 o convidaram para cantar “Meu Mel” no disco “Acústico Brasil”, isso, faz com que retorne ao Rio de Janeiro.

Markinhos nunca teve uma boa relação com seu pai e ainda menor de idade, foi viver longe do convívio da mãe, que se separou do mesmo. Como o pai morava no Rio de Janeiro e lá, teria mais oportunidades profissionais, ficou morando com o pai, mas essa reação durou pouco tempo. Saiu de casa ainda adolescente e foi morar de favor com amigos. Sua maior incentivadora era sua avó, que ao falecer, foi uma perda irrecuperável, para o jovem. Depois de muitas idas e vindas pela vida, se reencontrou com seu pai, já em idade avançada, e voltaram a ter uma boa relação até seu falecimento.

Atualmente reside em São Paulo e se apresenta no Bar do Nelson, de propriedade da empresária Lílian Gonçalves, filha do cantor Nelson Gonçalves. No dia 4 de abril e 2017, às 21h, no Teatro Augusta, Markinhos estreou o show especial “Markinhos Moura – 30 anos de Carreira”, com a gravação de seu novo álbum “Minha Voz no Teu Olhar”.

Markinhos Moura no Instagram
Markinhos Moura no Facebook
Markinhos Moura email markinhosmoura@yahoo.com.br

Fonte: Wikipedia / GShow / Estadão / www.emneon.com.br
Jaqueline Aragão Cordeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*