Padre Ângelo Custódio

Ângelo de Alves Castro, o Padre Ângelo Custódio, nasceu em Cococi, na cidade de Parambu, na Fazenda Olho D’Água do Urucum. Era Filho do Capitão Francisco Alves de Castro e Bárbara Alves Feitosa. Faleceu vítima do cólera morbus em 22 de junho de 1862.

Em novembro de 1846 ficou órfão de pai e três meses depois falecia sua genitora. Iniciou seus estudos na Fazenda Boa Esperança com o Padre Marcos Araújo Costa, no Estado do Piauí. Foi ordenado no Seminário de São Luís do Maranhão. Por alguns anos foi vigário da Vila de Acarape, atual Redenção-Ce. Vindo a falecer nesta cidade vítima do Cólera Morbus, que assolou todo o Ceará durante o século XIX. O Padre Ângelo Alves de Castro foi sepultado em Redenção-Ce.

Por conta de suas virtudes logo se espalhou sua fama de santidade, determinando a vinda de muitos romeiros a esta cidade na busca ou agradecimentos de graças por eles alcançados. Vários “milagres” lhe foram atribuídos.

Um mausoléu foi construído ao lado da Capela de Santa Rita, na cidade de Redenção, pelo Coronel Juvenal de Carvalho, antigo dono do Sítio Livramento, para abrigar os restos mortais do padre.  Foi inaugurado em 21 de Março de 1936.

Fonte: arquidiocesedefortaleza.org.br
Jaqueline Aragão Cordeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*