Coisa e cearense (28)

Paracuru em fotos

Fotos: Arquivo pessoal Jaqueline Aragão Cordeiro LEI Nº 9.610, DE  19  DE FEVEREIRO DE 1998 Art. 102. O titular cuja obra seja fraudulentamente reproduzida, divulgada ou de qualquer forma utilizada, poderá requerer a apreensão dos exemplares reproduzidos ou a suspensão da divulgação, sem prejuízo da indenização cabível.

A HISTÓRIA DE CANINDÉ

CARNE-DE-SOL E CARNE-SECA

A principal diferença é que a carne-seca, como o nome dá a entender, é mais seca que a carne-de-sol. E também mais salgada. A carne-seca tem um teor de umidade de aproximadamente 45% e até 15% de sal; a umidade da carne-de-sol atinge 70%, com 5% ou 6% de sal.  A carne-de-sol, diferentemente do que o nome dá a entender, não é exposta aos raios solares. “Os cortes do traseiro do boi são salgados e deixados para secar por 2 ou 3 horas em um lugar coberto, de preferência com vento”, diz Aguifá Lira Dantas, secretário da Agricultura de Picuí, Continue lendo CARNE-DE-SOL E CARNE-SECA

CONTOS DE LEONARDO MOTA – “O CASTIÇAL”

Quando Lampião ocupou a povoação baiana de Abóboras teve a fantasia de exigir que lhe trouxessem e a seus cabras onze mulheres amigadas. A localidade não contava com tal número de concubinas, pois graças à ação dos padres no confessionário e no púlpito, vão rareando os amancebados. Ele satisfez-se com as três ou quatro que lhe foram levadas e condescendeu em deixar em paz as matronas e donzelas. Formou, em seguida, um samba orgíaco, todos os figurantes em trajes paradisíacos, como é de seu gosto. Os bandidos, sem exceção de um só, ficaram completamente bêbados. A povoação possui algumas dezenas Continue lendo CONTOS DE LEONARDO MOTA – “O CASTIÇAL”