Fortim

Fortim tem suas origens, no inicio da História do Ceará, tendo sido fundado por Pero Coelho de Souza, quando de sua fracassada Expedição de 1603, no itinerário Paraíba-Ibiapaba e por conveniência de ordem regimental, baixou em acampamento exatamente nessa parte costeira, demorando-se o tempo necessário ao engajamento de tropas indígenas locais.

Por ocasião do retorno, miseravelmente abatido e destroçado, acampou no mesmo local, conduzindo apenas dezoito soldados doentes e desnutridos. Desolado, buscou o itinerário que o levaria à Paraíba, onde esperava encontrar apoio. Sem nada conseguir, retornou ao ponto de origem trazendo em sua companhia D. Maria Tomázia, sua mulher, e cinco filhos menores. Então, rebatizou o precedente Forte São Lourenço de Forte Nova Lisboa ou Nova Lusitânia.

Depois de algum tempo e sem esperanças de apoio, resolveu seguir para a Fortaleza dos Reis Magos, onde certamente seria acolhido. Deixou como lembrança histórica, além do Forte, algumas peças de artilharia, nascendo desse desastre o lugar posteriormente denominado de Fortim, variação de “fortinho” ou forte pequeno.

Foto: www.canoabrasil.com

Chamado inicialmente Canoé, o povoado experimentou certo desenvolvimento, de sorte que o capacitaria a receber o título de Vila, evento que se deu conforme Lei nº 1.271, de 29 de maio de 1934. Lei nº 386, de 14 de outubro de 1937, transferiu a sede do Distrito para o reduto chamado Fortim, nome que substituiu o anterior. Sua elevação à categoria de Município ocorreu em 27 de março de 1992, de acordo com a Lei nº 11.928. Foi desmembrado de Aracati.

As primeiras igrejas surgiram com a edificação de uma capela, dedicada a Nossa Senhora do Amparo, e a teve como beneméritos construtores, Aderbal de Castro e Silva e Henrique Furquim de Lamayeur. A Paróquia está vinculada ao Bispado de Limoeiro do Norte. O dia da padroeira é comemorado no dia 22 de setembro.

Fonte: www.ceara.com.br
Jaqueline Aragão Cordeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*