Edmilson Filho

Edmilson Filho nasceu em 21 de setembro de 1976, em Fortaleza. É o 3º filho de uma família de 4, sendo o único homem com 3 irmãs. Iniciou nas artes marciais aos 12 anos, no Kung Fu. Após ter assistido uma demonstração de artes marciais e de Taekwondo, no Náutico Clube, começou a praticar.

Ao conhecer melhor a arte no território brasileiro, Edmilson quis testar suas habilidades fora do país. Sendo assim, viajou por mais de 15 países, participando de competições, fazendo intercâmbios e seminários. Participou do campeonato da Copa Brasil de 97; o bi-campeonato brasileiro 98/99 e foi também, integrante da Seleção Brasileira nos anos de 1999 e 2000. Atualmente é um mestre 5º grau do Taekwondo.

Ainda envolvido com as artes marciais, Edmilson iniciou sua carreira como stand up comedian aos 17 anos de idade, em Fortaleza. Conheceu Halder Gomes ainda na adolescência e por convite dele, participou do curta-metragem “O Astista contra o cabra do mal”, que futuramente seria adaptado para um longa-metragem e conhecido apenas por “Cine Holliúdy”.

Com o longa Cine Holliúdy, Edmilson ganhou o “Prêmio Quem 2013 de melhor ator”. No teatro, teve mais de 300 aparições em peças de 1993 até 2002, depois ficou um tempo sem fazer teatro.

Durante o tempo em que morou nos Estados Unidos, teve de perto a percepção das diferenças culturais entre brasileiros e americanos, com isso, teve a ideia de fazer uma peça juntamente com Halder Gomes, chamada “Made In Ceará”, que realiza desde 2013.

Atualmente atua num novo espetáculo chamado “Notas – Uma Comédia de Relacionamentos”. Em 2015, atuou no primeiro episódio da série “Os Experientes” como um segurança atrapalhado, paralelamente, protagonizou as três temporadas da websérie “Tome Prumo”. Em 2018, retorna ao papel de Francis nos cinemas com a sequência de “Cine Holliúdy 2: A Chibata Sideral” e na TV, estrelando ao lado de Letícia Colin, Cine Holliúdy, agora como série, exibida pela Rede Globo.

Fonte: Wikipedia
Jaqueline Aragão Cordeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*