Márcio Araújo

Márcio Henrique Barroso Araújo nasceu em Fortaleza no dia 12 de outubro de 1973. É filho de Manoel Araújo e Helena Tem três irmãos e é casado com Renata, com quem tem uma filha, Mirela. Além do vôlei  gosta de surf, skate e toca bateria. É considerado um dos melhores jogadores defensivos do mundo.

MÁRCIO ARAÚJO

Márcio começou a jogar volei de praia em 1996 em parceria do Benjamim Insfran. Em 1999, a dupla ganhou seu primeiro torneio da FIVB e ficaram em sétimo lugar nos eventos no Brasil. Em 2000 a dupla ganhou três pratas e um bronze. Em 2001 Marcio jogou duas vezes com  Adriano Garrido, começando o ano em nono lugar, depois, jogando com Luizão, foram desclassificados. Em 2002, fez novamente parceria com Benjamim Insfran, terminando o ano com a pior classificação que a dupla já teve. No evento seguinte, estabeleceram um record, quando jogaram 12 partidas e ganharam 11, perdendo o ouro na final. Em 2003 Marcio e Benjamim ganharam apenas duas medalhas, uma de prata e uma de bronze no campeonato mundial no Rio de Janeiro. Em 2004 ganharam uma medalha de ouro e uma de prata. Nas olimpíadas de 2004, a dupla terminou em nono lugar.

OLIMPÍADAS DE PEQUIM – 2008

Em 2005, em parceria com Fabio Luiz Magalhães ganhou o “Swatch-FIVB world championship”. Em 2006 venceram a abertura da temporada e no decorrer do ano, ganharam um total de oito medalhas. Entre 2005 e 2006, Marcio e Fabio ganharam sete medalhas de ouro em 28 eventos internacionais.

Em 2007 Marcio e Fabio jogaram em 10 semifinais, conquistando três medalhas de ouro, uma e prata e cinco bronzes. Terminaram em nono lugar no campeonato mundial em Gstaad. Em 2008 ganharam apenas duas medalhas e perderam a final dos jogos olímpicos de Pequim para a dupla americana: Phil Dalhausser e Todd Rogers, ficando com a prata. Em 2009 terminaram o campeonato em terceiro lugar, sendo a primeira vez desde 2001 que Marcio não venceu um torneio, a dupla terminou o campeonato mundial em quinto lugar.

Em 2010 Márcio formou dupla com João Maciel, perdendo na classificação. Em seguida formou dupla com Ricardo Santos, em seus últimos torneios, a dupla ganhou uma medalha e prata e duas de bronze.

Em 2011 Marcio e Ricardo jogaram sete vezes juntos, chegando a três semifinais. A dupla ganhou um torneio e ficou em segundo lugar no campeonato mundial em Roma. Marcio terminou o ano jogando em cinco torneios com o ex-parceio Benjamim Insfran, vencendo uma vez.

MARCIO E PEDRO SOLBERG

No final de 2011, Márcio fez parceria com o carioca Pedro Solberg, mas Solberg teve problemas com uma lesão no pé esquerdo, que o impediu de participar das competições já no início de 2012. Tanto que Márcio disputou a etapa da Bahia do Circuito Banco do Brasil com o conterrâneo Franco, e só a partir da etapa de Recife atuou com Solberg. Na quarta etapa do Circuito BB, em Fortaleza, Márcio e Pedro Solberg chegaram às semifinais da competição.

Para garantirem a participação na Olimpíada de Londres, Márcio e Pedro Solberg, jogarão contra a dupla Ricardo e Pedro Cunha, seus adversários diretos para a classificação nos Jogos Olímpicos. Nas sete etapas do Circuito Mundial deste ano, até a confirmação da vaga, no dia 17/06,  na etapa de Roma, na Itália.

Fonte: Beach volleyball database / Jornal Diário do Nordeste
Jaqueline Aragão Cordeiro

Author: Jaqueline Aragão Cordeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *