A família Barbosa Cordeiro, Cel. Nemésio Barbosa Cordeiro de Magalhães

O Cel. Nemésio Barbosa Cordeiro de Magalhães nasceu em Canindé no dia 10/01/1881, era filho de Inácia Maria Gomes Cordeiro com o Cel. Francisco Barbosa Cordeiro de Magalhães.

Foi prefeito de Canindé por duas vezes, de 02/12/1916 a 16/11/1928 e o segundo mandato foi de 01/11/1930 a 19/09/1934. Suas administrações ocorreram em fases tumultuadas e muito precárias de Canindé, que não recebia recursos do Governo e contava apenas com a arrecadação tributária municipal, insuficiente para as despesas do município.

Fez uma série de melhoramentos na cidade, como a instituição da limpeza pública, o alinhamento de várias ruas e rebaixamento das calçadas, instalação de luz elétrica em convenio com a Casa de São Francisco, calçamento, matadouro público, reforma do prédio da prefeitura, aumento da barragem do Riacho Sujo, construção da primeira avenida da cidade, na Praça da Basílica, organização da secretaria da prefeitura, regulamentação da escrita em livro caixa, organização do orçamento, implantação do código de postura do município, construção do grupo escolar Pompílio Cruz, transferência da sede do telégrafo e compra de um novo morse. Nos distritos também construiu escolas e doou terras de sua propriedade para o primeiro campo de aviação.

Foi destacado agropecuarista, criador de gado e produtor de cereais. Em 1940 sofre um AVC, ficando paraplégico, mas isso não o impediu de manter controle sobre seus negócios, graças a sua organização.

Foi casado com Sini Pinto Cordeiro, filha de João Pinto Damasceno e de Joaquina Cordeiro da Cruz Pinto (Quininha), e tiveram quatro filhos:

1 – Auton Pinto Cordeiro
2 – Francisco Pinto Cordeiro
3 – Creuza Pinto Cordeiro
4 – Edna Pinto Cordeiro

Fonte: Viagem pela história de Canindé, Augusto César Magalhães Pinto (Editora Realce, 2003)
Imagens: Arquivo pessoal

Jaqueline Aragão Cordeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*