Acontece no interior – Parte 3

CHITÃO DE MARCO – MARCO
A festa é realizada desde 1963 pelo deputado Rogério Aguiar, que considera o Chitão de Marco uma das festas mais tradicionais do município e da região. “Mas esta é uma tradição bem anterior. O primeiro chitão foi realizado pelo meu pai, Francisco Aguiar, em 1936. As festas juninas fazem parte do nosso calendário e não dá para deixar passar sem uma boa festa”, conta o organizador do evento. A festa terá direito a decoração temática, barraquinhas com brincadeiras e comidas tradicionais da época, mas sem deixar de lado os sucessos e atrações de hoje.

http://portaldatvaudiencia.files.wordpress.com/2010/01/zezedicamargo_luciano.jpg

CHITÃO DE CEDRO – CEDRO

Em 1972, na gestão do Prefeito Rubens Bezerra de Albuquerque, foi implantada no município de Cedro a Festa do Chitão, realizada no mês de junho, por ocasião dos festejos do Padroeiro São João. Os cedrenses vestiam-se a caráter junino, com homens trajando camisas estampadas e calças brancas e mulheres vestes estampadas. Ao longo do tempo, a festa tornou-se tradicional recebendo em seu palco grandes atrações da música brasileira, como por exemplo, Alceu Valença e a dupla sertaneja Leandro e Leonardo.

http://3.bp.blogspot.com/_S6rFvWPGYvs/SpSYsbk3ZTI/AAAAAAAAAcg/s-MluY5U9yE/s400/OgAAADTppyigkg3yyWRm2dXW81-v7aCDhUREW5_8ptn94Xgr8yDgCRDh1ibuyT9dASor-tgXd-6PCjleZMs04v3vyhAAm1T1UDH2hNsWx_6T6VuGC1mGP9mtK99j.jpg

FORROZÃO DOS CAMINHONEIROS – TABULEIRO NO NORTE
Sempre do finalzinho de agosto ao início de setembro, o Festival dos Caminhoneiros é o evento mais tradicional do período no Vale do Jaguaribe e maior do Norte e Nordeste brasileiro nos eventos do setor e está na 17ª edição. Tabuleiro do Norte ganhou a alcunha de “cidade dos caminhoneiros” por ter uma das maiores médias de caminhoneiro “per capita” do Brasil: de cada 17 habitantes um é caminhoneiro. O caminhão move, literalmente, a economia do município, não só pela renda do motorista, mas principalmente pelo polo metal mecânico em que a cidade se transformou.

http://1.bp.blogspot.com/_S6rFvWPGYvs/SpSfJSdFEtI/AAAAAAAAAdA/pLJ3P_W3aJE/s400/OgAAAPf_ldfgPPSem0ZMiM7WvofnUsT6VHj92_6s8ttnpjTtyfL8z_eANVzzmEHwwqE_5XfLuqb0r081kMDfUBng58cAm1T1UCHDK6ZTvMTJiq4uMNzno3tCu_gM.jpg

ALTO FOLIA – ALTO SANTO
Uma das maiores e mais conceituadas micaretas do Vale do Jaguaribe, falo aqui do Alto Folia, a micareta da cidade de Alto Santo, mantendo seu tradicionalismo, o evento continua com força total e já está na sua edição.

Jaqueline Aragão Cordeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*