CENTRO DRAGÃO DO MAR DE ARTE E CULTURA

http://roteiroceara.uol.com.br/wp-content/uploads/2010/01/fortaleza_dragaodomararteecultura_02.jpg
Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura –  É um centro cultural, um espaços de cultura e lazer da cidade de Fortaleza, Ceará (localizado à Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema). Nele são realizados eventos artísticos de nível internacional, bem como serve de espaço para as manifestações culturais diversas. Com 33 mil metros quadrados de área, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura foi construído e equipado dentro de rigorosos padrões mundiais de qualidade.

Inaugurado pelo Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura do Estado, em abril de 1999, o complexo foi batizado de Dragão do Mar em homenagem ao histórico personagem que também era conhecido por Chico da Matilde, pescador símbolo do movimento abolicionista cearense, que em 1881 recusou-se a transportar escravos para serem vendidos no sul do país.

 

http://www.overmundo.com.br/uploads/guia/img/1167928238_271_7110.jpg
O CDMAC congrega vários espaços destinados à realização das mais diferentes atividades, onde o lazer urbano, a produção e difusão da arte e da cultura são o foco principal. Nos seus quase 30 mil metros quadrados de área de convivência, inclui espaços como o Memorial da Cultura Cearense, o Museu de Arte Contemporânea, a Biblioteca Pública Menezes Pimentel, uma moderna sala teatro, duas salas de cinema, o Planetário Rubens de Azevedo, o Anfiteatro Sérgio Mota, um auditório e salas de aula.

http://lh3.ggpht.com/_b2waCjUBKug/SFxFNKDWeVI/AAAAAAAAAts/j_5ElfgF0nE/escultura+no+drag%C3%A3o+do+mar.jpg
ESTÁTUA DE PATATIVA DO ASSARÉ NO CENTRO DRAGÃO DO MAR
Biblioteca Pública Menezes Pimentel: localizada no complexo de lazer e cultura do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, viabiliza a entrada dos visitantes por dois acessos, um pela Avenida Presidente Castelo Branco e outro pela entrada principal do Centro Dragão do Mar. Importante fonte de pesquisa para estudantes, professores e pesquisadores, a Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel possui um acervo composto por 70 mil volumes e 40 mil títulos. Dispõe do quarto maior acervo de Obras Raras do país, onde se destacam a coleção de jornais do século XIX e livros do século XV.

http://www.feriasbrasil.com.br/fotosfb/580179157-M.jpg 

  • Memorial da Cultura CearenseMCC Dragão do Mar: A história, a arte e cultura popular do Ceará 
  • Museu de Arte ContemporâneaMAC Dragão do Mar: ocupa 700 m² de área distribuídos em dois pavimentos com um total de onze salas de exposição. Oito delas com 8m de largura, 8m de comprimento e 5m de altura. 
  • Planetário Rubens de Azevedo: construído com tecnologia alemã, está entre os mais modernos do mundo, é o único no Brasil a projetar o arco-íris, através de 20 projetores multimídia. Tem capacidade para 90 pessoas e apresenta três sessões diárias, proporcionando grandes espetáculos na observação detalhada de estrelas, planetas e galáxias podem ser conferidas neste equipamento com 800 metros quadrados, divididos em seis salões.
      É também sob o planetário num bonito piso xadrez que manifesta-se a contemporaneidade da arte e cultura do Ceará através de apresentações semanais de dança e música de Rua. trata-se do “Planeta Hip Hop” evento permanente realizado em parceria com a OSCIP MH2O do Brasil e que leva ao grande público a arte e as ações sociais da juventude periférica do Ceará e do Brasil.

      http://euvouprafortaleza.files.wordpress.com/2007/12/centro-dragao-do-mar-de-arte-e-cultura.jpg
      A arquitetura do Centro Dragão do Mar se caracteriza por suas linhas arrojadas, concebidas pelos arquitetos Delberg Ponce de Leon e Fausto Nilo. Construído em uma antiga área portuária, o centro cultural possui ainda, em seu entorno, uma série de bares, restaurantes, lojas de artesanato e teatros. Com suas linhas arrojadas contrasta com casarões do inicio do século.
      Fonte: Wikipédia
      Veja página principal Dragão do Mar

      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      *