O sarrabulho é um prato típico do Nordeste e é feito com as vísceras e com o sangue coalhado, de animais como porco, boi e carneiro.
A sua origem remonta à idade media durante a crise do século XIV, onde devido ao enorme impacto da peste negra nos séculos anteriores, a produção de alimento era escassa. Durante esta crise, grande parte da população recorria ao pão como único alimento.
Somente o pão, era pobre em nutrientes e não supria a necessidade alimentar diária. Como as pessoas sem recursos financeiros não tinham acesso a outros alimentos, começaram a juntar o sangue que lhes era oferecido por outrem, quando matavam um animal. Criando assim as papas de Sarrabulho, que consistia no cozimento lento do pão, em sangue.
Mais tarde, foi-se desenvolvendo outras formas mais elaboradas deste prato. Entre as quais o guisado de sarrabulho, onde além do sangue, usavam as vísceras dos animais e pedaços de carne.
É raro, se frequentar a casa de um cearense em dia de “matança” e não ver um panelão em cima do fogão cozinhando o sarrabulho. Muitos consideram algo “nojento” de se comer, mas tem um sabor maravilhoso e é alimento. O nordestino não podia se dar ao luxo de escolher o que comer, castigado por sucessivos anos de seca e miséria, é um povo sobrevivente e nossa culinária, é uma das mais saborosas do Brasil.
Jaqueline Aragão Cordeiro
excelente o seu artigo
Obrigada!!!
muito bom o artigo
otimo artigo!
O sarrabulho é típico do norte de Portugal. O Ceará somente o copiou.