Distrito de Jurema – Caucaia-CE

jurema

O distrito de Jurema, em Caucaia, há anos vem pleiteando sua emancipação. Com uma extensão territorial de 17.027 k² e 146.876 habitantes, o distrito já conta inclusive com agencia Bancária (Caixa Econômica Federal). Sua área é totalmente urbana mas tem possibilidade de crescimento nas áreas de comércio e indústria.

fazenda jurema
Sede da antiga Fazenda Jurema

O que começou como a fazenda Jurema do Dr. José Tibúrcio de Souza hoje é um aglomerado de conjuntos habitacionais: Parque Guadalajara, Marechal Rondom, Parque Potira I e II, Quilômetro 14, São Miguel I e II, Parque Albano, Araturi, Nova Metrópole, Jurupari, Parque das Nações e Residencial Mirante do Sol.

Capturar
Dr. José Tibúrcio de Souza e Família

O distrito possui toda a infraestrutura para se estabelecer como município. Escolas, Igrejas, comércios, banco, igrejas de vários segmentos religiosos, hospital/maternidade, delegacia de polícia, além de uma unidade da Fundação Bradesco e do Lar Fabiano de Cristo. A Avenida Dom Almeida Lustosa tem uma extensão de mais de quatro quilômetros e é um grande corredor de comércios.

Existe ainda, a “feira da Jurema”, criada em 1970 e atende as necessidades de compras dos moradores com os mais variados produtos, que vai de vestuário a alimentos. O local não consta com uma infraestrutura apropriada e a Luta da comunidade é para que no local, seja construído um mercado público.

Não entendemos porque um distrito com todo esse território, infraestrutura e com 146.876 habitantes, não tenha conseguido sua emancipação.  É notório o desejo da comunidade para que isso aconteça, pois está claro que suas necessidades não são atendidas pelos administradores de Caucaia. É interessante, que o poder público priorize as necessidades das pessoas e não as suas próprias, que os impostos da grande Jurema sejam revertidos para si, trazendo as melhorias que os moradores desejam.

Fonte: FAEC – Revista distritos in foco – 1a. edição
Foto: Blog de Caucaia e FAEC – Revista distritos in foco – 1a. edição
Colaboração: Luiz Carlos Moreira Farias (Assessor Técnico da Comissão de Criação de Novos Municípios, Estudos de Limites e Divisas Territoriais da Assembleia Legislativa do Ceará

Veja também neste site

2 Replies to “Distrito de Jurema – Caucaia-CE”

  1. PARABÉNS , PELAS FOTOS, HÁ TEMPOS UM CA DE OMPANHEIRO DE TRABALHO , PROFESSOR PINHEIRO, ME PERGUNTOU SOBRE A HISTÓRIA DA JUREMA E EU NÃO SABIA O QUE RESPONDER HÁ NÃO SER SOBRE A FAZENDA DO SEU TIBURCIO, GOSTARIA QUE A NOVA JUREMA FOSSE CONSTRUÍDA SOBRE CULTURA, HISTÓRIA E RESPEITO AS TRADIÇÕES.

  2. Não concordo que o distrito da Jurema seja emancipado pois o mesmo não tem estrutura para isso, hoje podemos contar com agência bancaria e demais infraestruturas mas a arrecadação não basta para manter como município, com relação implantação de indústrias creio que não seja possível pois não há espaço para isso de acordo com o mapeamento da área feita na campanha pela emancipação, vamos deixar de pensar em cargos políticos e vamos pensar mais no povo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*