A Galeria Antônio Bandeira tem 40 anos de história. Foi aberta ao público ainda na década de 1960 e consta que Lerisse Porto foi a primeira diretora desta instituição. Nesse período pertencia a Secretaria Municipal de Educação e sua sede era na Cidade da Criança.
A criação deste espaço expositivo para as artes visuais, na cidade de Fortaleza, está vinculado a transferência da produção do Salão de Abril que até o período era de responsabilidade da Sociedade Cearense de Artes Plásticas (SCAP) para a Prefeitura Municipal de Fortaleza.
Na década de 1970 foi transferida da Praça da Criança para uma sala no subsolo da Praça do Ferreira. Nos anos de 1980 foi incorporada à FUNCET, e João Jorge foi convidado a assumir tanto a programação da Galeria como o Salão de Abril.
Da Praça foi ao Passeio Público funcionando no quiosque até 2003 quando foi construído um espaço próprio para exposições no Centro de Referência do Professor.
Atualmente a Galeria Antônio Bandeira conta com uma sala expositiva para exposições de curta duração e com uma sala que abriga a exposição de longa duração que expõe o acervo do Memorial Sinhá da Amora.
Site Oficial
Imagens: Arquivo pessoal