Leonardo Mota

Leonardo Mota nasceu em Pedra Branca, no dia 10 de maio de 1891 e faleceu em Fortaleza, no dia 2 de janeiro de 1948. Foi escritor, professor, advogado, promotor de justiça, secretário de governo, tabelião, jornalista, historiador e pesquisador do folclore cearense. Formou-se em direito pela Faculdade de Direito do Ceará no ano de 1916.

Muito cedo mudou-se de sua terra natal junto com sua família. O interesse de Leonardo Mota pela sabedoria sertaneja teve início quando foi morar na cidade de Ipu,  onde a convite de seu irmão, Cônego Aureliano Mota, dirigiu um Instituto Educacional.

LEONARDO MOTA E ANSELMO VIEIRA

Membro da Academia Cearense de Letras e do Instituto do Ceará, Leota (era assim que gostava de ser chamado), era um nome requisitado para proferir palestras para plateias de estudiosos e interessados folcloristas. Era também um animador de rodas de amigos e intelectuais da antiga Praça do Ferreira. Para essa platéia declamava versos e contava histórias e pequenas anedotas.

O “último boêmio do Ceará” ou “judeu errante do folclore nacional”, como se intitulava, publicou: “Cantadores” (1921), “Violeiros do Norte” (1925), “Sertão Alegre” (1928), “No Tempo de Lampião” (1930), “Prosa Vadia” (1932) e “Padaria Espiritual” (1938). O ruge-ruge em sua casa decorrente de seu falecimento suscitou o furto dos originais de “Adagiário Brasileiro”, obra a seguir reconstituída pacientemente por seus filhos Moacir e Orlando Mota a partir de anotações e rascunhos coletados em seu escritório. “Adagiário Brasileiro” foi publicado anos depois de sua morte.

LEONARDO MOTA COM JACÓ PASSARINHO E CEGO ADERALDO

Em sua terra natal, Pedra Branca, existe uma biblioteca em sua homenagem e um monumento na praça que também leva seu nome, em frente ao local onde existiu sua casa. No dia 20 de fevereiro de 1952, por iniciativa do Instituto do Ceará, foi batizada com o nome do escritor uma rua de Fortaleza.

Fonte: Wikipédia
Jaqueline Aragão Cordeiro

One Reply to “Leonardo Mota”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*