Museu Jaguaribano – Aracati

No Museu Jaguaribano, além de conhecermos a história da Zona Jaguaribana ainda nos deparamos com um aspecto muito significativo: o edifício, um patrimônio histórico do Século XIX.

O sobrado que abriga o Museu Jaguaribano é uma das mais destacadas construções da Rua Cel. Alexanzito, antiga Rua do Comércio ou Rua Grande. A edificação é protegida por tombamento estadual (l983) e a área em que se encontra é sítio histórico tombado pelo IPHAN (2000).

O prédio conta com quatro pavimentos, o mais alto dos quais (o sótão) se abre em visuais para os telhados do sítio histórico. Construção refinada para a sua época, tem fachada principal guarnecida por azulejos portugueses estampilhados e as paredes de seus salões são decoradas por pinturas artísticas. A amplidão de seus espaços, a preservação das estruturas de madeira e alvenaria originais, e o requinte artesanal de peças como a escada-caracol do primeiro pavimento, conferem a este bem um caráter inconfundível e, como registro histórico-arquitetônico, exemplar.

Desde 1980 o sobrado se tornou sede do Museu Jaguaribano, instituição da sociedade civil aracatiense que, há quarenta anos, vem atuando em prol da preservação da cultura regional. Em 2004 se iniciaram os serviços de restauro pelo IPHAN, ação corroborada pela Secretaria da Cultura do Estado com a aquisição de um sobrado vizinho, no qual funcionam os setores administrativos do museu.

Imagens: Arquivo pessoal

One Reply to “Museu Jaguaribano – Aracati”

  1. Pingback: Coisa de Cearense | Dia internacional dos museus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*