SEVERIANO RIBEIRO

  
Luiz Severiano Ribeiro (Baturité, Ceará, 3 de junho de 1886 – Rio de Janeiro, 1 de dezembro 1974) foi o fundador do Grupo Severiano Ribeiro.
Filho do médico Luiz Severiano Ribeiro e Maria Felícia Caracas, teve como nome de batismo “Luiz Severiano Ribeiro Filho” e teve duas irmãs: Alice e Maria.
Aos 10 anos de idade vai estudar no Seminário Episcopal de Fortaleza (Seminário da Prainha) na Praia Formosa. Apesar de ser religioso, não tinha vocação para o sacerdócio e fugiu do Seminário. Aos 18 anos de idade é embarcado para o Rio de Janeiro e matriculado na Faculdade de Medicina.
Em 1904, decepcionado com a medicina diante da morte da mãe, Severiano Ribeiro abandonou os estudos e logo voltou e estabeleceu-se no Ceará.

João Bezerra Lima e Luiz Severiano Ribeiro. O Povo, 12/11/1956 .
Com a morte do pai em 1916, ele excluiu “Filho” do seu nome.
A lona do circense Anchises Pery, localizado na esquina das ruas General Sampaio e das Flores (atual Castro e Silva), em Fortaleza, foi o local do seu primeiro contato com a arte cinematogrática.
Em 1908, quando foi inaugurado o primeiro cinema fixo de Fortaleza: o Cinematographo Art-Noveau, do italiano Victor Di Maio, Luiz Severiano Ribeiro passou a acompanhar o ramo de exibição de filmes. Um ano depois ele arrendou este cinema com a saída de Di Maio de Fortaleza.
Sob sua direção ele realiza projeções diárias em horários sincronizados com o Café Riche. Logo em seguida, decide fechar o café e abrir no local um cinema com o mesmo nome. O cine Riche foi inaugurado em dezembro de 1915, com uma sociedade com o também empresário Alfredo Salgado.
Em 14 de julho de 1917, Luiz severiano Ribeiro inaugura o Cine Majestic em Fortaleza, primeiro grande cinema da cidade.
Com o sucesso do negócio, o comerciante comprou as outras três salas da região e, em 1921 comprou o Cinema Moderno entrando na praça de Recife.
Em 1926 mudou-se com a família para o Rio de Janeiro, alugando um palacete de três andares para sua morada. Depois associa-se à Metro-Goldwyn-Mayer. Pelo acordo, a companhia americana fica responsável pelas reformas das casas e fornecimento de filmes, enquanto a empresa brasileira ficava a cargo do arrendamento e administração dos cinemas. O primeiro cinema próprio foi o Cine Odeon, no Centro do Rio. Depois veio o Cine Palácio, tendo sido este o primeiro cinema carioca a exibir um filme com som.
Fonte: Wikipédia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*