Skip to content
Coisa de Cearense
Jaqueline Aragão Cordeiro
Coisa de Cearense

História, cultura, turismo, curiosidades e os costumes de nossa gente

  • Home
  • Quem Somos
Coisa de Cearense

História, cultura, turismo, curiosidades e os costumes de nossa gente

Transnordestina

Jaqueline Aragão Cordeiro, 9 de agosto de 2016

MapaTLSAnovo

A Transnordestina Logística S/A é uma empresa privada do Grupo CSN que está construindo uma ferrovia de padrão internacional com 1.753 km de extensão que será uma solução logística integrada para atender a região Nordeste do Brasil, com foco no agronegócio e na indústria mineral. A malha da  Transnordestina vai interligar Eliseu Martins, no sertão do Piauí, aos portos de Pecém, no Ceará, e Suape, em Pernambuco. Os dois portos são estrategicamente localizados em relação aos grandes mercados consumidores e têm capacidade de operar navios “cape size”, os maiores navios de carga em utilização atualmente.

Quando estiver operando, a ferrovia terá capacidade para transportar até 30 milhões de toneladas por ano, com destaque para minério de ferro, grãos (soja, farelo de soja, milho, algodão) e gipsita (gesso agrícola que tem aplicação como corretivo do solo e como gesso industrial). O empreendimento será responsável pela criação de milhares de novos empregos, pois ajudará a dinamizar a economia da região.

O centro da obra da ferrovia Transnordestina é o município de Salgueiro, em Pernambuco. É de lá, mais especificamente do canteiro industrial, que sai toda a matéria-prima para as frentes de trabalho nos três Estados. Esse canteiro reúne a fábrica de dormentes (a maior do mundo, com capacidade de produção de 4.800 dormentes/dia); o estaleiro de solda (que solda os trilhos até ficarem com 240 metros, tamanho em que são transportados para a frente de trabalho) e a central de britagem (com capacidade aproximada de 5.000 m3/dia).

Enquanto as obras avançam no sertão nordestino, a Transnordestina desenvolve, em paralelo, um projeto de pesquisa arqueológica que está ajudando a contar parte da história do Brasil. Idealizado em parceria entre a Transnordestina Logística S/A e a empresa Zanettini Arqueologia, o projeto já revelou milhares de peças pré-históricas, que datam de até 6.000 anos, como ferramentas e machadinhas de pedra lascada e objetos de cerâmica indígena antigos.

A Transnordestina está construindo uma ferrovia de padrão internacional com 1.753 km de extensão que será uma solução logística integrada para atender a região Nordeste do Brasil, com foco no agronegócio e na indústria mineral. A malha vai interligar Eliseu Martins, no sertão do Piauí, aos portos de Pecém, no Ceará, e Suape, em Pernambuco, elevando a competitividade da produção agrícola e mineral da região com uma moderna logística que vai unir uma linha férrea de alto desempenho e portos de calado profundo que podem receber navios de grande porte. Outra característica importante desse sistema logístico é a localização estratégica de Pecém e Suape em relação ao mercado europeu, um dos principais destinos da soja brasileira.

Ambos os portos terão terminais graneleiros com capacidade de estocagem de 900 mil toneladas de grãos e farelos. Os terminais poderão receber navios graneleiros de grande capacidade do tipo capesize com até 150 mil toneladas por porte bruto (tpb), que podem transportar até 105 mil toneladas de soja, por exemplo. Cada um dos terminais terá dois transportadores com capacidade para 1.500 toneladas/hora, o que permitirá que um navio deste tipo seja carregado em apenas um dia e meio. Capesize são navios graneleiros com capacidade que vai de 80 mil a 199 mil toneladas. Atualmente, os maiores navios de transporte de soja que aportam em Santos e Vitória têm, no máximo, 125 mil tpb e carregam 85 mil toneladas de soja.

Quando estiver operando, a ferrovia terá capacidade para transportar até 30 milhões de toneladas por ano, com destaque para minério de ferro, grãos (soja, farelo de soja, milho, algodão) e gipsita (gesso agrícola que tem aplicação como corretivo do solo e como gesso industrial). O empreendimento será responsável pela criação de milhares de novos empregos, pois ajudará a dinamizar a economia da região.

Quilometragem dos trechos da Transnordestina:
Missão Velha – Salgueiro – 96 km
Missão Velha – Pecém – 526 km
Salgueiro – Suape – 544 km
Salgueiro – Trindade – 163 km
Trindade -Elizeu Martins – 423 km
Total – 1.753 km

Fonte: http://www.csn.com.br

Jaqueline Aragão Cordeiro

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
  • Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail
  • Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela) Tumblr
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela) Pinterest

Curtir isso:

Curtir Carregando...
História do Ceará

Navegação de Post

Previous post
Next post

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para Hoje

Eu sou a nata do lixo, sou o luxo da aldeia, sou do Ceará. (Ednardo/Terral)

Acesse meus livros digitalmente através do site livrosdigitais.org.br

Clique na imagem abaixo e dê muitas gargalhadas com as gaiatices do nosso povo

julho 2025
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
« maio    

Você é nosso visitante

Categorias

  • A inquisição no Ceará (9)
  • Acontece no interior (10)
  • Acontece por aqui (32)
  • Agricultura (6)
  • Anônimos da história (24)
  • Artesanato Cearense (15)
  • Árvores da caatinga (20)
  • Bem cearense (6)
  • Casarões e Monumentos históricos do Ceará (20)
  • Ceará em destaque – Vídeos (36)
  • Cidades Cearenses (58)
  • Coisa de cearense (215)
  • Coisas do sertão (10)
  • Conhecendo o Ceará (150)
  • Contos (2)
  • Contos de Leonardo Mota (10)
  • Crônicas de Ariano Suassuna (3)
  • Curiosidades (22)
  • Família Barbosa Cordeiro (15)
  • Família Ximenes de Aragão (15)
  • Folclore, Crenças e Costumes (18)
  • Fotos (50)
  • Gaiatice (223)
  • Gente que acontece (47)
  • Governadores do Ceará (11)
  • História do Ceará (173)
  • Igrejas do Ceará (17)
  • Índios do Ceará (11)
  • Inventores e invenções (4)
  • Mestres da cultura do Ceará (18)
  • Música & Poesia (27)
  • Notícias (13)
  • Patrimônio histórico cearense (23)
  • Personalidades cearenses (169)
  • Rios e açudes do Ceará (23)
  • Sabores (20)
  • Turismo no Ceará (30)

Comentários

  • Jaqueline Aragão Cordeiro em Os Ximenes de Aragão
  • Francisco José Dias Tomaz em Os Ximenes de Aragão
  • Casimiro Ribeiro Brasil Montenegro – Coisa de Cearense em Marechal Casimiro Montenegro
  • Joaquim de Oliveira Catunda – Coisa de Cearense em Padre Gonçalo Mororó
  • Nilton Aragão em Os Ximenes de Aragão
  • Jaqueline Aragão Cordeiro em Gaiatice – Perguntas sem respostas
  • Alexandre Aragão em Gaiatice – Perguntas sem respostas
  • Thais em A inquisição no Ceará – Aracathy: Heresias de um judeu
  • Francisco José Duarte em Juraci Magalhães
  • Miguel Noronha em Burra Preta

Faca uma viagem pelo Ceará passando as imagens abaixo

  • Casa de Padre Antonio Tomás, filho de Acaraú
  • Mosteiro dos jesuitas
    Mosteiro dos jesuitas
  • Imagens do estado do Ceará
    Imagens do estado do Ceará
    ©2025 Coisa de Cearense | WordPress Theme by SuperbThemes
    %d