37a Romaria de Codó (MA) para Canindé (CE)

A romaria de Codó para Canindé, em homenagem a São Francisco das Chagas, foi idealizada pelo empresário Francisco Carlos de Oliveira, o “Chiquinho do Codó”, há 37 anos.

A primeira recepção aos romeiros de Codó acontece no Distrito de Caiçara, que fica distante 15 km de Canindé, onde recebem a bênção pelo Reitor do Santuário de Canindé, e em seguida seguem para uma segunda recepção, no CAIC (Centro de Apoio Integrado à Criança e ao Adolescente) onde se instalam.

No ano de 2014, a romaria das “Carretas do Codó”, foi impedida de seguir viagem a Canindé, devido à legislação vigente de trânsito ao transporte pau-de-arara. Para continuar a cumprir a promessa de trazer os romeiros, o empresário Francisco Carlos Oliveira, desde 2015 disponibilizou 25 (vinte e cinco) ônibus, substituindo os 12 (doze) veículos pau-de-arara, embora já fizesse parte da cultura da romaria, agora os devotos experimentam pela quarta vez uma viagem mais confortável.

Em 2018, a maior romaria de ônibus do Brasil chega à Canindé com 25 veículos e 1.100 romeiros. Para dar uma maior segurança aos devotos, a Polícia Militar vai colocar militares de apoio no local de descanso dos fiéis, além das Guardas Municipal e Cidadã.

Fonte: Jornal O Povo
Fotos: Arquivo Pessoal
Jaqueline Aragão Cordeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*