A Estrada de Ferro de Sobral

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A Estrada de Ferro de Sobral (EFS) foi a segunda ferrovia do Ceará, foi planejada para dar assistência a cidade de Sobral durante os anos de seca entre 1877 e 1879. Sua construção teve início em 1878 e alcançou o seu primeiro ponto final, Ipu, em 1894. Atualmente estes caminhos de ferro são operados pela Transnordestina Logística S.A.

Os primeiros trilhos foram assentados em 26 de março de 1879, em Camocim e dois anos depois, em 15 de janeiro de 1881, foi inaugurado o primeiro trecho, com 24,50 quilômetros, ligando o Porto de Camocim a cidade de Granja. A estrada até Sobral iniciou suas operações em 31 de dezembro de 1882, sendo então inaugurada a estação de Sobral totalizando 128,92 quilômetros de ferrovia. Em 1894, o trecho desta chega a Ipu.

Em 1909 começaram as construções do prolongamento até a cidade de Crateús, que chegaram lá em 25 de janeiro de 1925. Durante sua construção diversos povoados se desenvolveram as margens da ferrovia, como a vila de “Humaitá”, que atualmente é a cidade de Pires Ferreira que teve seu nome alterado para homenagear o construtor-chefe da ferrovia, o piauiense: Dr. Antônio Sampaio Pires Ferreira.

A EFS foi arrendada à South American Railway em 1910 e em 1915 passou para administração federal sob o nome de Rede de Viação Cearense. Em 1950 a ligação entre a EFS e a Estrada de Ferro de Baturité entrou em operação. Com isso, o trecho entre Camocim e Sobral foi considerado ramal, sendo desativado em 1977. Atualmente a linha férrea tem sido pouco utilizada, limitando-se à escoação de alguns produtos. Atualmente, a maioria das antigas estações ferroviárias são consideradas patrimônios históricos dos municípios.

As principais cidades pelas quais a ferrovia cruza, são: Sobral, Cariré, Reriutaba, Pires Ferreira, Ipú, Ipueiras, Nova Russas, Poranga, Crateús e Camocim

Fonte: Wikipedia

Jaqueline Aragão Cordeiro

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