A Fortaleza de Emílio Hinko

1-Nova pasta

Emílio Hinko nasceu em Budapeste, na Hungria, no dia 09 de abril de 1901 e faleceu em Fortaleza no dia 04 de janeiro de 2002. Formado em arquitetura, realizou várias obras pelo Brasil, principalmente em Fortaleza, onde passou a morar a partir de 1929. Em 1984 recebeu da Câmara Municipal de Fortaleza o título de “Cidadão de Fortaleza”.

Por influência do pai, que era construtor, interessou-se pela arquitetura e formou-se pela Escola Politécnica da Hungria, com especialização em maquete e montagem. A base de sua formação era a arquitetura clássica, estudou profundamente as ordens arquitetônicas, e dominava perfeitamente o detalhamento.

Tomou conhecimento do Brasil, através de uma família italiana que tinha um comércio em Belém, interessou-se em conhecer aquele país, motivado pela possibilidade de juntar dinheiro. Embarcou num navio, e veio dar em Fortaleza, em 1929, depois de escalas no Amazonas.

Aqui, ele passava os dias fazendo croquis de casas nas mesas dos bares, o que despertou a atenção das pessoas, que não conheciam a palavra arquiteto, mesmo as mais ilustres.

Os projetos de Hinko previam casas afastadas dos lotes, prédios recuados, jardins, muros baixos e banheiros no interior das mesmas. Antes, as casas eram enfileiradas, sem recuo e com os banheiros fora delas. Essa visão de que as casas precisam ser ventiladas, o arquiteto trouxe da Europa, que amargava epidemias de doenças infectocontagiosas.

Emílio passa a ter contato com o empresário Plácido de Carvalho e sua esposa, Pierina. O casal morava em um palacete na av. Santos Dumont, hoje demolido. Após a morte de Plácido, Hinko constrói a pedido de Pierina uma série de casas para aluguel, os famosos castelinhos da CEART, na praça Luíza Távora, em torno de seu palacete, que resistem até hoje. Durante a construção, Emílio e Pierina se apaixonam e se casam.

A FORTALEZA DE EMILIO HINKO – Principais obras em Fortaleza

hinko_emilio_Base Aérea de Fortaleza
Base Aérea de Fortaleza
1-igreja-coraco-de-jesus-fortaleza-ceara
Igreja do Coração de Jesus (Av. Duque de Caxias)
1-Igreja de São Pedro_Praia de Iracema
Capela de São Pedro (1939) – Praia de Iracema
hinko_emilio_Casa das Missionárias
Capela das Missionárias – Av. Rui Barbosa, 1246 – Aldeota – Fortaleza
hinko_emilio_Náutico Atlético Cearense
Náutico Atlético Cearense
Hospital-do-Ceará
Sanatório de Messejana / Hospital de Messejana
Cefetce
Sede do IF (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia) – Av. 13 de Maio, 2081 – Benfica – Fortaleza
Clube Iracema_Desenho
Clube Iracema
jockey-antigo-entrada
Jockey Club Cearense
sefin_fachada
A atual Secretaria de Finanças da Prefeitura – Rua General Bezerril, 730 – Centro, Fortaleza
CASA do estudante
Casa do Estudante – Fundado e 11 de agosto de 1931 – Rua Nogueira Acioly, 440 – Aldeota

Além de várias casas na av. Santos Dumont e na Praia de Iracema

Jaqueline Aragão Cordeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*