ABAFILM – O HOBBY DE ADHEMAR BEZERRA QUE REGISTROU A HISTÓRIA

A ABAFILM é uma empresa varejista de fotografia e material fotográfico brasileira. Foi fundada em em 1934, em Fortaleza, por Ademar Bezerra de Albuquerque.

É a proprietária do arquivo do único registro fotográfico e cinematográfico sobre o cangaço, realizado pelo “turco” (sírio/libanês) Benjamin Abrahão Botto.
Este registro foi apreendido pela ditadura de Getúlio Vargas, analisado e censurado pelo Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP).
Adhemar Bezerra de Albuquerque nasceu em Fortaleza, em 19 de julho de 1892. Iniciou seus estudos no colégio do Anacleto e, posteriormente, com sua mãe, que foi a diretora do primeiro grupo escolar de Fortaleza.
Tendo perdido o pai aos dez anos de idade, foi obrigado a trabalhar para ajudar na manutenção da família. Já nesta idade o seu espírito criador e imaginativo fazia-se mostrar através de esculturas em madeira e pequenas maquetes de navios veleiros.
No esporte foi um dos grandes entusiastas, tendo-se destacado no ciclismo e futebol, na sua juventude, e posteriormente no tênis e no xadrez. Casou-se em 1915, com Lasthenia Menescal Campos, do qual nasceram nove filhos.
Foi um dos pioneiros da fotografia e da cinematografia no Ceará, tendo fundado em 1934 a ABA FILM. Aposentando-se em 1948, depois de quarenta anos de trabalho no Bank of London, fixou residência em Belo Horizonte, onde fundou o Studio Albuquerque.
Em 1959 transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde continuou com seu “hobby” preferido, a fotografia, dedicando-se também a pintura que em pouco tempo o absorveu totalmente. Suas pinturas expressam a livre realização de seus sentimentos artísticos.

ABAFILM REGISTRA A HISTÓRIA
INAUGURAÇÃO DO NÁUTICO ATLÉTICO CEARENSE – 1952
FORTALEZA DOS ANOS 50
PISCINA DO NÁUTICO – 1958
RUA GUILHERME ROCHA – 1939

INCÊNDIO QUE DESTRUIU O CINE MAJESTIC – 1955
EDIFÍCIO PARENTE, ESQUINA DA RUA BARÃO DO RIO BRANCO COM GUILHERME ROCHA – 1936

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*