Abafilm – O hobby de Adhemar Bezerra que registrou a história

A ABAFILM é uma empresa varejista de fotografia e material fotográfico brasileira. Foi fundada em em 1934, em Fortaleza, por Ademar Bezerra de Albuquerque.

É a proprietária do arquivo do único registro fotográfico e cinematográfico sobre o cangaço, realizado pelo “turco” (sírio/libanês) Benjamin Abrahão Botto.

Este registro foi apreendido pela ditadura de Getúlio Vargas, analisado e censurado pelo Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP).

ADHEMAR BEZERRA

Adhemar Bezerra de Albuquerque nasceu em Fortaleza, em 19 de julho de 1892. Iniciou seus estudos no colégio do Anacleto e, posteriormente, com sua mãe, que foi a diretora do primeiro grupo escolar de Fortaleza.

Tendo perdido o pai aos dez anos de idade, foi obrigado a trabalhar para ajudar na manutenção da família. Já nesta idade o seu espírito criador e imaginativo fazia-se mostrar através de esculturas em madeira e pequenas maquetes de navios veleiros.

No esporte foi um dos grandes entusiastas, tendo-se destacado no ciclismo e futebol, na sua juventude, e posteriormente no tênis e no xadrez. Casou-se em 1915, com Lasthenia Menescal Campos, do qual nasceram nove filhos.

Foi um dos pioneiros da fotografia e da cinematografia no Ceará, tendo fundado em 1934 a ABA FILM. Aposentando-se em 1948, depois de quarenta anos de trabalho no Bank of London, fixou residência em Belo Horizonte, onde fundou o Studio Albuquerque.

Em 1959 transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde continuou com seu “hobby” preferido, a fotografia, dedicando-se também a pintura que em pouco tempo o absorveu totalmente. Suas pinturas expressam a livre realização de seus sentimentos artísticos.

INAUGURAÇÃO DO CLUBE NÁUTICO ATLÉTICO CEARENSE – 1929
PISCINA DO NÁUTICO – 1958
INCÊNDIO QUE DESTRUIU O CINE MAJESTIC – 1955
EDIFÍCIO PARENTE, ESQUINA DA RUA BARÃO DO RIO BRANCO COM GUILHERME ROCHA – 1936

Jaqueline Aragão Cordeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*