BEM CEARENSE – FÁBRICA FORTALEZA

A M. Dias Branco S/A surgiu a partir de um empreendimento do então futuro empresário, Manoel Dias Branco, na cidade de Cedro, depois a Padaria Imperial. O ano era 1936 e em sua padaria, Dias Branco produzia pães, biscoitos e o macarrão da marca Imperial para a população de Fortaleza. A padaria ficava na movimentada Avenida Visconde do Rio Branco.

Em 1940 Manuel moderniza sua empresa, instalando máquinas para produção do macarrão Imperial e expande seus negócios, formando uma sociedade com seus irmãos José e Orlando, criando a empresa M. Dias Branco & Irmãos (O “M.” vem de Manoel, o primeiro nome do fundador). Em 1951 a padaria muda de endereço e de nome. A “Padaria Fortaleza” foi transformada numa fábrica de biscoitos e massas, que recebeu o nome de “Fábrica Fortaleza” em 1953 quando Francisco Ivens de Sá Dias Branco entra na sociedade, mudando o nome da empresa para “M. Dias Branco & Cia.ltda.”. No ano seguinte a empresa então investe em máquinas pesadas e trabalhando em três turnos cria a bolacha Pepita que foi o seu primeiro grande sucesso.

Na década de 1960 a empresa passa por grandes mudanças. Em 1962 são lançados novos produtos, dentre eles o biscoito Petit Beure e também é criado o personagem “Fortinho”, como mascote da Fábrica Fortaleza, então a única unidade da Empresa. Já no final da década, em 1967 a fábrica passa por sua primeira expansão quando começa a produzir a linha “Extra-Fina”.

Os anos de 1970 foram de consolidação para a Empresa que passou a produzir massas para as regiões Norte e Nordeste, alcançando a liderança nestas regiões. Em 1972 o biscoito cream cracker passa a ser um dos produtos mais populares. Em 1976 a nova sede da Fábrica Fortaleza começa a ser construída na BR-116, km 18, no município do Eusébio (CE), em um terreno de 600.000 m2, sendo atualmente uma das maiores fábricas de biscoitos e massas da América Latina. Com o lançamento da linha “Richester” em 1978 a empresa alcança novos patamares de vendas, elevando ainda mais sua participação no mercado.

Em 1980 foi concluída a construção das novas instalações da fábrica de biscoitos e massas, no município do Eusébio (CE), mantendo-se o nome de “Fábrica Fortaleza”. Com as novas instalações a empresa expande ainda mais sua produção e atuação no mercado do Norte-Nordeste. Para melhorar a qualidade de seus produtos a empresa cria em 1985 o Centro de Pesquisas e Análises – CPA para certificação e desenvolvimento de novos produtos. Em 1991 a empresa robotiza os sistemas de embalagens de seus produtos.

Em 1992 a M. Dias Branco expande suas atividades e inaugura a sua primeira unidade de moagem de trigo e produção de farinha e farelo de trigo, constituindo-se no maior moinho do Brasil em capacidade de armazenamento de trigo e derivados. Esse investimento representou o primeiro passo para a verticalização do processo de produção de biscoitos e massas da Empresa. Em 1999 a empresa lança o salgadinho Tot’s.

Em 2000 a empresa obtém a certificação ISO 9000 e é eleita pela revista Exame como a melhor empresa do seguimento no Brasil. Ainda em 2000 a empresa inaugura uma nova unidade de moagem de trigo, denominada Grande Moinho Potiguar, em Natal, Rio Grande do Norte, e inicia a construção de nova unidade industrial, abrangendo um moinho de trigo, uma fábrica de biscoitos, uma fábrica de massas e um porto privativo de uso misto. Este complexo é denominado de Grande Moinho Aratu, e está situado no estado da Bahia. Em 2002 é inaugurada uma nova unidade industrial, dedicada à fabricação de margarinas e gorduras vegetais, dando-se o segundo passo para o aprofundamento da verticalização do processo de produção de biscoitos e massas. Neste momento a Empresa já produzia sua própria farinha de trigo e sua própria gordura vegetal, dois dos principais insumos na produção de biscoitos e massas.

Em 2003 a Empresa Adria Alimentos do Brasil Ltda, com sede na cidade de São Caetano do Sul (SP), tem 100% das quotas de seu capital social adquirido pela M. Dias Branco S/A, passando a ser sua controlada integral. Com esta aquisição a M Dias Branco S/A adicionou a sua estrutura de produção as quatro unidades industriais então possuídas pela Adria, sediadas em (São Caetano do Sul-SP), (Bento Gonçalves-RS), (Jaboticabal-SP) e (Lençóis Paulista-SP). Esta aquisição conferiu à M. Dias Branco a liderança destacada nos mercados de biscoitos e massas no Brasil (segundo a Ac Nielsen), adicionando ao seu portfolio as marcas Adria, Zabet, Isabela e Basilar, líderes nas regiões sudeste e sul do Brasil. Ainda nesse ano entra em operação mais um moinho de trigo, localizado no estado da Bahia. Nova unidade industrial de moagem de trigo e outra de fabricação de massas alimentícias, localizada em Cabedelo, Paraíba, começam a funcionar em 2005, as quais operam física e operacionalmente de forma integrada, além de terem instalados junto a si um novo centro de distribuição regional. Também em 2005 começa a operar uma nova fábrica de biscoitos e outra de massas alimentícias no Estado da Bahia, ambas fisica e operacionalmente integradas ao moinho de trigo lá instalado desde 2003, compondo também um novo centro de distribuição.

O ano de 2006 foi um dos mais importantes para a história da M. Dias Branco S/A por sua abertura de capital, com o início de negociação de suas ações na Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA), e ingresso no segmento do Novo Mercado, no mais alto nível de governança corporativa exigido no mercado de capitais brasileiro. Com essa iniciativa, aproximadamente 18% do então capital social da Empresa passou, mediante oferta secundária de ações, para as mãos de investidores brasileiros e estrangeiros.

Em 7 de abril de 2008 a empresa adquiriu, através de sua controlada Adria Alimentos do Brasil Ltda, a totalidade do capital social da empresa pernambucana Indústria de Alimentos BomGosto Ltda, conhecida pela sua principal marca Vitarella. Com essa aquisição a M Dias Branco S/A, em conjunto com suas controladas integrais (Adria e Ind. Bom Gosto), ampliou a sua já expressiva liderança no mercado brasileiro de massas e biscoitos, consolidando-se, ainda mais, como a maior empresa brasileira nesses mercados. Em novembro de 2009 a Indústrias de Alimentos Bomgosto Ltda – Vitarella – passou a ser diretamente controlada pela M Dias Branco S/A, em virtude de cisão parcial da Adria Alimentos do Brasil ltda, com simultânea incorporação do acervo cindido à Vitarella.

Em 26 de abril de 2011 a empresa adquiriu, por intermédio de sua controlada integral Indústrias de Alimentos Bomgosto Ltda – Vitarella, a totalidade das ações do capital da NPAP Alimentos S/A, empresa pernambucana que produz e comercializa biscoitos e massas com a marca PILAR, ampliando mais ainda sua já consolidada liderança nacional nos segmentos de biscoitos e massas.

Após essa última aquisição, a M Dias Branco S/A, com uma história de mais de 70 anos, é a maior companhia de massas e biscoitos do Brasil, líder nacional isolada nesses segmentos segundo pesquisas da Ac Nielsen, possuindo 12 unidades industriais e 23 centros de distribuição de seus produtos, cobrindo, com equipe própria ou com distribuidores/representantes, todo o território brasileiro, gerando quase 12 mil empregos diretos. A empresa integra o Grupo M Dias Branco, formado por ela própria – controladora – e pelas controladas integrais Adria Alimentos do Brasil Ltda, Indústrias de Alimentos Bomgosto Ltda (Vitarella) e NPAP Alimentos S/A (Pilar).

Fonte: Wikipédia
Veja mais no site oficial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*