A primeira capela-mor da Matriz de Fortaleza teve sua construção autorizada pela Ordem Régia de 12 de fevereiro de 1746. Em 12 de janeiro de 1795 o Padre Antônio José Álvares de Carvalho, então vigário geral, contratou José Gonçalves Ramos para terminar a obra. Em 1821, a Matriz de São José estava em ruínas, precisando ser reconstruída.
A vila cresceu para o lado da igreja do Rosário e então foram passadas para esta, em procissão, o Santíssimo Sacramento e todas as imagens, passando ela a funcionar como Matriz até 2 de abril de 1854 quando as imagens voltaram à Matriz reconstruída.
No dia 26 de setembro de 1861 foi nomeado primeiro bispo do Ceará Dom Luiz Antônio dos Santos e automaticamente a igreja matriz passou a catedral. Em 1938, quando era bispo Dom Manoel da Silva Gomes, foi feita uma vistoria e constatando-se rachadura nas bases de sua construção, pelo lado do mar e então foi novamente condenada e demolida.
Em 15 de agosto de 1939 foi lançada a pedra fundamental da nova catedral, projetada pelo engenheiro francês George Mounier que, como a outra, levou 39 anos para ser concluída. Em concreto aparente, estilo Gótico-Romano ou Gótico Moderado, ocupando grande parte da Praça Pedro II, foi inaugurada no dia 22 de dezembro de 1978 pelo então cardeal arcebispo de Fortaleza Dom Aloísio Lorscheider.
Em 2007 a catedral passou por sua última reforma com a verificação da estrutura e renovação da mesma e a inclusão de novos elementos decorativos na parte interna do prédio.
Fonte: Wikipédia
Fotos: Arquivo Nirez e arquivo pessoal
Jaqueline Aragão Cordeiro