Cidades Cearenses – Origem dos Nomes – Parte 9

O Ceará tem atualmente 184 municípios, com cultura, riquezas e costumes de um povo único. Nessa postagem não vamos destacar detalhes de cada município, mas somente a origem do nome. Clicando no link, você poderá ver informações completas no site ceará.com.br.

SÃO BENEDITO – Um índio que tinha especial devoção por São Benedito adotou esse nome para o povoado. Variação Toponímica: São Benedito da Ibiapaba.

SÃO GONÇALO DO AMARANTE – Seu primeiro nome foi Anacetaba, em alusão aos índios Anassés que habitavam a região, depois São Gonçalo em homenagem ao padroeiro.

SÃO JOÃO DO JAGUARIBE – Em homenagem ao seu padroeiro São João Batista.

SÃO LUIS DO CURU – Em homenagem ao seu padroeiro São Luis, originalmente chamava-se “Barracão”.

SENADOR POMPEU – É uma homenagem ao Pe. Tomaz Pompeu de Souza Brasil. Sua criação remota de 1723 e chama-se originalmente “Arraial do Codiá”.

SENADOR SÁ – Homenagem ao Senador Francisco Sá, representante antigo do Ceará no Senado.

SOBRAL – É uma alusão ao Distrito de Sobral, pertencente à Freguesia de Viseu. Sobral é uma palavra, de origem latina, que significa abundância de sobreiros (uma espécie de árvore de cujo tronco se extrai a cortiça). Sua denominação original era Caiçara, Vila Distinta e Real de Sobral, Fidelíssima Cidade Januária de Acaraú e desde 1842, Sobral.

SOLONÓPOLE – Originalmente denominada Cachoeira do Riacho do Sangue, em virtude da existência de uma queda de água no leito do Riacho do Sangue e depois apenas Cachoeira. Em 30 de dezembro de 1943, através do decreto n° 1.114, passou a se denominar Solonópole, que significa Cidade de Solon em homenagem a Manoel Solon Rodrigues Pinheiro, advogado, jornalista e professor nascido no município.

TABULEIRO DO NORTE – É uma alusão a tipo do solo encontrado no município: solo arenoso (tabuleiro) e norte para diferenciar este município de Tabuleiro, no estado de Minas Gerais. Sua denominação original era Tabuleiro de Areia, depois Ibicuipeba e desde 1951, Tabuleiro do Norte.

TAMBORIL – Em razão da existência na região de uma árvore com essa denominação.

TARRAFAS – Não encontrei a origem desse nome.

TAUÁ – É uma palavra de origem indígena que significa “Barro Vermelho.

TEJUÇUÓCA – Significa, em idioma indígena, morada do Tejuaçu, isto é, “morada dos lagartões”. De teju ou teyu: lagarto; assu: grande; e oca: casa, morada.

TIANGUÁ – Palavra Tupi e significa “Boqueirão do Bico de Papagaio”.

TRAIRI – Significa Rio das traíras.

TURURU – Palavra de origem tupi, que significa lugar dos caracóis.

UBAJARA – Senhor das Canoas.

UMARI – Vem do tupi-guarani e indica uma planta muito comum na região, a Icacinaceae . Sua denominação original era Gado Bravo, depois Baixio e, desde 1883, Umari.

UMIRIM – Chamou-se inicialmente “Riacho da Sela”, em 1967 passa a se chamar “Riachuelo” e em 1943, “Umirim”.

URUBURETAMA – Significa terra dos urubus. Procede do Tupi urubu; retama: a terra natal, a pátria. Em 1761 chamava-se “Sítio Arraial”, em 1890 passou a se chamar São João do Arraial, em 1899 passou a município com o nome de São João de Uruburetama, mudou de nome mais uma vez chamando-se “Arraial” em 1931 e a partir de 1938, Uruburetama.

URUOCA – É vocábulo indígena que significa “morada dos urus”. Do tupi uru: uru ou capoeira, uma espécie de ave; e oca: casa, habitação dos índios.

VARJOTA – Não encontrei a origem desse nome.

VÁRZEA ALEGRE – Conta-se que os primeiros exploradores da região, em suas perigosas caminhadas rumo ao Cariri, onde o Crato era ponto de convergência que atraía todos, viram aquele vale, localizado no meio de uma várzea e logo o  apelidam de Várzea Alegre. É o único município que nunca mudou de nome desde 1870.

VIÇOSA DO CEARÁ – Abreviação de “Vila Viçosa Real da América” e posteriormente acrescentado “do Ceará”. 15 de agosto de 1700 deve ser tomado como marco da fundação oficial da aldeia da Ibiapaba, futura cidade de Viçosa do Ceará.

Jaqueline Aragão Cordeiro

Veja também neste site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*