Construída no século XVIII, o templo apresenta ecletismo no estilo, predominando os traços barrocos e neoclássicos, frutos das várias modificações que passou ao longo dos anos. Alguns detalhes, ainda originais, impressionam por sua beleza e requinte.
São eles, dentre outros; As três grandes portas almofadadas da entrada principal, o púlpito de madeira lavrada e os painéis pintados no forro da capela-mor, os quais provavelmente foram obras de índios catequizados.
Destaca-se no nicho central do altar-mor a imagem do padroeiro São José de Ribamar, calçado de botas, relembrando o bandeirante audaz.
Segundo a lenda, ela foi encontrada por pescadores em uma das praias do lugar. A princípio quiseram levá-la para um outro povoado, entretanto nem mesmo um carro de boi conseguiu removê-la. Porém, quando surgiu a ideia de que a Igreja de Aquiraz seria o melhor local para o santo, este ficou leve e uma só pessoa conseguiu transportá-lo.
O “São José de Botas” continua sendo alvo de grande devoção popular.
Fonte: www.aquiraz.ce.gov.br
Imagens: Arquivo pessoal
Jaqueline Aragão Cordeiro
Vendo essas fotos sinto saudades. Meus avós são dessa cidade (Maria Hermínio Vieira e Manuel da Costa Vieira) Ela fou adotada pelo prefeito (segundo prefeito). Moro no Rio, mas assim que puder voltarei ao Ceará. Aproveito e ensejo para divulgar nossa webradiop que ajudei a criar em minha paróquia.
https://radiocatolicapartilha.minhawebradio.net
Um abraço fraterno.