O IPREDE fundado em 1986 como Instituto de Prevenção da Desnutrição e da Excepcionalidade, começou sua trajetória em consonância com a necessidade de prevenir e tratar crianças com desnutrição infantil até a atualidade de investimento na primeira infância, passando a denominar-se Instituto da Primeira Infância.
Na década de 80 no Estado do Ceará havia uma realidade onde apenas 100 crianças em cada mil nascidas tinham possibilidade de alcançar um ano de idade e onde 30% das crianças desnutridas tinham sequelas de crescimento. Passado os anos a situação mudou bastante, o índice de desnutrição infantil é residual, entre 6% e 7% e taxa de mortalidade abaixo de 20 por cada mil nascidos, provocando que a instituição evoluísse na sua missão.
Entendendo a responsabilidade com a causa da criança e o compromisso ético com a sociedade, o IPREDE deu um novo passo, tornando-se um centro de referencia sobre a primeira infância, um espaço de produção, ensino e divulgação da temática para a sociedade em geral. O Instituto desenvolve programas, projetos e serviços em articulação com os diversos setores da sociedade, com fins públicos, foco na nutrição e desenvolvimento na primeira infância, bem como trabalha na geração e disseminação de conhecimentos técnico-científicos a partir dessas experiências adquiridas, a produção e promoção da cultura e da arte como instrumento de conscientização e valorização do cidadão.
O programa de Assistência Psicossocial trata-se do programa responsável pelo primeiro contato das crianças e seus familiares com a instituição. Aqui as palavras-chaves são ACOLHIMENTO E RESPEITO. O objetivo é oferecer às famílias e às crianças referidas ao IPREDE, um atendimento, por meio de uma equipe multidisciplinar, pautado no acolhimento e atitude humanizada. Setor formado por assistentes sociais, pedagogos, psicólogos e enfermeiras, recepcionistas e equipe de apoio.
O Acolhimento conta com quatro espaços projetados para receber as crianças e suas mães e oferecer ambientes lúdicos e artísticos, mediados por um educador, que facilita as atividade e experiências estéticas. Ela pode ir para uma sala de pintura ou para uma área onde simplesmente ouça uma musica, ou leia, ou fique quieta, ou escreva. Enfim, a criança deve ser recebida num ambiente acolhedor e respeitada enquanto pessoa, isso provoca um estado de paz de espírito.
O programa de Desenvolvimento na primeira Infância trata-se do programa destinado a assistir as crianças através de ações de promoção do crescimento e desenvolvimento, considerando as necessidades e potencialidades individuais, em parcerias com as famílias, e tendo em vista o contexto social, econômico e cultural em que vivem. É realizado por equipe multiprofissional: pediatras, enfermeiros, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, fonoaudiólogas, psicólogas, pedagogas e psicomotricistas.
O Grupo Conviver é um espaço para mulheres e coordenado por mulheres, psicólogas que possibilitam uma escuta das historias de vida, narrativas dos sabores e dissabores das vivências diárias, das aflições e alegrias, das impotências e resiliências; enfim, da complexa dimensão da experiência cotidiana das mulheres/mães.
O Projeto Mãe Colaboradora é uma das principais atividades institucional idealizado para as mulheres, objetiva oferecer uma formação em serviço, objetivando desenvolver habilidades e competências para o universo do trabalho, com forte investimento em autonomia e autoconhecimento.
A Unidade Profissionalizante da Mulher realiza capacitações ocupacionais para mães/cuidadoras das crianças, possibilitando a transformação social da família. Oferta cursos em parceria com o Programa Senac de Gratuidade (PSG) e Pronatec.
Fonte e imagens: Página oficial do IPREDE
Jaqueline Aragão Cordeiro
Bom dia? Mi chamo Kelvia eu gostaria de saber como Faso pra fazer entregas de brinquedos no dia das crianças. Eu já foi tai