Antonio Vieira Capote nasceu em Aracati, no dia 14 de junho de 1828. Era filho de Antonio José Pereira Capote e de Maria Joaquina Capote.
Na adolescência foi para Fortaleza, onde começou a trabalhar na loja de Vitoriano Augusto Borges. economizando parte do seu salário, certo dia, compra um carro-de-bois, pois observara a deficiência de transportes de cargas entre o centro comercial da cidade e o ponto de embarque e desembarque.
Continuou economizando e logo comprou outro carro, depois, mais meia dúzia, e logo se tornou o primeiro naque negócio. Enriqueceu e montou lojas de tecido na Praça do Ferreira. Mudou-se para Recife e em 1857, abriu uma loja de joias na cidade do Rio de Janeiro, onde em pouco tempo, se tornou figura admirada e respeitada.
Muito rico, começou a ajudar os cearenses necessitados que o procuravam, auxiliou na educação e formação de muitos rapazes. Ajudava ainda, viúvas e órfãos, fato que só se soube após seu falecimento.
Em 1865 hospedou em sua fazenda Santa Fé, no Rio de Janeiro, o Imperador e sua comitiva. Em 1872 foi nomeado, por Visconde do Rio Branco, tesoureiro da delegacia do tesouro no Ceará.
Por divergências éticas, atacou violentamente através da imprensa o poderoso ministro e Grão Mestre da Maçonaria, Bernardino Pacheco. Foi então, preso e condenado por injúria, mas o Imperador deu-lhe o perdão. Em 1873 ofereceu à justiça, denúncia contra o Visconde, acusando-o de arbitrariedades, o que lhe trouxe grandes desgostos.
De 1877 a 1879, desprendeu amplos esforços para ajudar as vítimas da seca que assolava o Ceará. Sua saúde enfraquecia, mas, nada o impedia de ajudar seus conterrâneos que morriam de fome e sede. Teve então, tuberculose, e veio a falecer desse mal, em 1879. Foi sepultado no cemitério do Caju, no Rio de Janeiro.
Fonte: À margem da história do Ceará, Gustavo Barroso, 1962.
Jaqueline Aragão Cordeiro
O nome correto do Major Capote é João Antonio Pereira Capote.
Estive no Museu Jaguaribano, na cidade de Aracati, e lá constatei que o nome do Major Capote, é mesmo Antonio Vieira Capote, conforme informado no resumo acima do livro de Gustavo Barroso.
O nome correto é João Antonio Capote.
João Antonio Capote – Nasceu em Aracaty a 14 de Julho de 1828. Era filho de Antonio José Pereira Capote e D.a Maria Joaquina Capote.
Verifiquem nos jornais de época, disponiveis e digitalizados no site Memória BN.
Ou:
http://www.ceara.pro.br/cearenses/listapornomedetalhe.php?pid=32034