A primeira escola pública do Ceará

Em 09 de Junho de 1759, em Soure (atual Caucaia) é aberta a primeira escola pública do Ceará, com 142 alunos de ambos os sexos, sendo alguns casados. O mestre-escola chamava-se Manuel Félix de Azevedo. Na mesma época foi aberta outra escola em Paiacus (Pacajus), com matrícula de 29 meninos e 34 meninas. Em agosto chegou a Viçosa do Norte, Albano de Freitas, nomeado mestre da escola também ali criada. O ensino saía da órbita exclusivamente religiosa para a orientação de leigos e compreendia aulas de leitura, escrita e tabuada.

Fonte: Portal da história do Ceará

O Ceará obteve o segundo pior desempenho no ranking das 100 instituições com médias mais baixas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010, da lista de escolas com mais de 75% de participação. Liderando o ranking está o Espírito Santo, com 31 instituições.

Em seguida, vem o Maranhão (11), Amazonas (9), Bahia (4), Minas Gerais (4), Piauí (4), Paraná (3), Rio Grande do Sul (3), Tocantins (3), Sergipe (3), São Paulo (2), Goiás (1), Mato Grosso (1), Pernambuco (1), Rio Grande do Norte (1), Roraima (1), Rondônia (1) e Santa Catarina (1). Os dados foram divulgados em 12 de setembro pelo Ministério da Educação (MEC).

Fonte: Jornal Diário do Nordeste
Jaqueline Aragão Cordeiro

Author: Jaqueline Aragão Cordeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *